Os brasileiros têm algumas singularidades na hora de fazer suas compras e uma delas é o hábito de parcelar. E não é de hoje que esse tipo de pagamento é uma preferência dos consumidores no país. Em 2015, 79% dos brasileiros tinham esse costume, segundo o SPC. Hoje, esse número aumentou para 82%, de acordo com a Opinion Box.
Os motivos para isso são diversos. A possibilidade de dividir o valor da compra é atrativa para o público de diversas formas, seja para garantir benefícios nos programas de recompensas do cartão de crédito, acesso facilitado a itens com valores elevados ou, até mesmo, como forma de melhorar o planejamento financeiro.
Entre os produtos mais comprados por parcelamento estão aqueles com ticket médio maior, como eletrônicos (65%) e roupas, calçados e acessórios (44%). Além disso, durante a pandemia, figuram na lista também os bens duráveis, tais como veículos automotivos, móveis e eletrodomésticos.
Independentemente do produto ou serviço oferecido em sua loja virtual, é importantíssimo disponibilizar opções de parcelamento para impulsionar suas vendas. Entenda por que esse método de pagamento pode fazer a diferença no seu negócio:
Sendo o cartão de crédito a forma de pagamento mais utilizada pelos compradores, sem dúvidas, essa é uma verdadeira vantagem competitiva no mundo do e-commerce. Sem falar que a modalidade de parcelamento sem acréscimo pode ser um grande atrativo.
Outro ponto é que nem todo mundo consegue comprar à vista aquilo que precisa. Dessa forma, os clientes necessitam de opções adequadas ao seu momento financeiro atual para, assim, ter acesso àquilo que a sua loja virtual oferece.
Em suma, contar com essa alternativa é uma maneira de quebrar a objeção dos consumidores que não têm condições de fazer o pagamento à vista, além de atrair aqueles que preferem parcelar para sentir um menor impacto no orçamento.
Para o lojista, o pagamento parcelado via cartão de crédito é sinônimo de maior segurança, principalmente se comparado ao parcelamento por boleto ou crediário próprio. Afinal de contas, nesse caso, há garantia do pagamento pela operadora do cartão, correndo menos riscos de não receber.
É um método que evita prejuízos decorrentes de inadimplência, além de manter longe aquela dor de cabeça de cobrar ou renegociar diretamente com o cliente. Todas essas vantagens e muitas outras são possíveis quando se pode contar com um meio de pagamento que possui uma política de proteção ao vendedor.
Nada mais frustrante do que precisar digitar uma infinidade de informações na hora de fazer uma compra on-line, não é?! Por isso, a maioria das lojas virtuais oferece a opção de salvar os dados do cartão de crédito. A maneira mais prática de fazer isso é pelo chamado one-click-buy, uma opção de compra com apenas um clique, como o nome sugere.
Há também a retentativa de pagamento – funcionalidade que reprocessa as transações que não foram aprovadas em alguma adquirente, assim, logo na sequência é feita uma nova tentativa em outra adquirente, o que é chamado de multi-adquirência.
Desse modo, você torna a experiência de compra dos seus clientes mais simples e fluida, aumentando as taxas de conversão e fidelização.
Imagine escolher diversos itens em um site e na hora de fechar a compra descobrir que o e-commerce não oferece a forma de pagamento desejada. É o que acontece em 8% dos casos de abandono de carrinho. Segundo o Moonsend, a limitação das formas de pagamento é responsável por esse percentual expressivo de desistência no checkout.
A opção de parcelar as compras no cartão abre um leque de possibilidades para que os clientes façam pedidos de maior valor, seja investindo mais em único produto ou adquirindo mais itens.
No caso, por exemplo, de um e-commerce de eletrônicos: muito provavelmente diversos clientes têm um orçamento mais limitado para comprar um notebook à vista. Já com a opção de parcelamento, eles contam com a possibilidade de adquirir um item de maior valor ou até mesmo incluir no pedido produtos complementares, como mouse, fones de ouvido e outros acessórios. De um jeito ou de outro, você consegue aumentar suas vendas.
Entre as vantagens das vendas parceladas, está uma melhor previsibilidade da receita a longo prazo, já que há garantia do recebimento dos pagamentos para os próximos meses, com menores riscos de inadimplência. Isso ajuda a saúde financeira do seu negócio, afinal de contas você consegue gerir seu fluxo de caixa com maior previsão, inclusive fazendo investimentos de maneira mais segura.
Além disso, há um maior giro de mercadorias, o que, por sua vez, evita casos de estoque parado, que podem gerar prejuízos para o seu e-commerce.
Como você viu, disponibilizar métodos de pagamentos atrativos pode fazer toda a diferença no seu negócio. Para isso, conte com o Mercado Pago, que oferece uma plataforma de pagamentos robusta com um sistema antifraude que deixa tudo mais seguro.
A ferramenta aceita as principais bandeiras de cartão de crédito, além da opção de parcelamento através de boletos, que é um verdadeiro diferencial. Sem falar na diversidade de métodos disponíveis para atender todos os perfis compradores: Pix, cartão de crédito, boleto, parcelamento sem cartão, cartão de débito virtual da Caixa, carteira digital do Mercado Pago, PayPal e pagamento na lotérica. Tudo isso, com taxas mais atrativas e diversas facilidades para o lojista.
👉 Como pagamentos online podem ajudar em períodos difíceis nos negócios
Agora, você consegue atrair mais clientes e melhorar suas taxas de conversão e aprovação. Os pagamentos parcelados são um diferencial para a gestão empresarial e sucesso do seu e-commerce. Conte com o Mercado Pago como seu parceiro de pagamentos on-line e alavanque suas vendas.