O mundo e o sistema financeiro não param de se transformar, para você ter uma ideia, o Brasil já teve nove moedas desde a sua independência em 1822 e passou por três planos econômicos depois do fim da ditadura militar. Um exemplo recente de modernização é o Pix que, segundo o Banco Central, já foi utilizado por mais de 6 milhões de empresas.
Dos pagamentos manuais ao contactless (sem contato), as empresas experimentaram inovações que ajudaram a evoluir processos administrativos e melhorar a experiência de compra e venda. Agora, a novidade que vai revolucionar o mercado é o Open Finance, que chegou para contribuir ainda mais com sua experiência, otimizar seus processos internos e colaborar com o crescimento do seu negócio.
Criada e regulada pelo Banco Central, a iniciativa do Open Finance foi desenvolvida para trazer mais inovação e transparência ao mercado, aprimorando serviços e produtos do setor financeiro, incluindo bancos, fintechs, seguradoras e plataformas de investimento, permitindo que os clientes estejam no controle de seus dados. Através do novo sistema será possível compartilhar informações com as instituições de sua preferência para obter produtos e serviços personalizados que ajudem você a continuar desenvolvendo seus negócios.
No Open Finance, os consumidores têm mais liberdade, autonomia e menos burocracias para fazer suas próprias escolhas sem perder o controle dos seus dados.
Mas, afinal, como o Open Finance impacta seu negócio? Descubra agora!
Open Finance permitirá que os empreendedores tenham acesso a soluções financeiras diversificadas e personalizadas e aproveitar as melhores ofertas das diferentes instituições financeiras para alavancar seu negócio.
Assim, por exemplo, abrir sua conta MEI ou PJ numa nova instituição ficará mais fácil, já que as instituições poderão fornecer processos de cadastro simplificados a partir do compartilhamento de seus dados desde outra instituição.
Em caso de poucos recursos financeiros para desenvolver seu negócio, o Open Finance permitirá aos empreendedores receber as melhores ofertas de crédito com taxas otimizadas para suas necessidades, já que não será mais necessário construir um histórico com um único banco para conseguir uma oferta, que muitas vezes, nem agrada muito.
O compartilhamento dos dados históricos com outras instituições facilitará uma análise de risco e obter uma proposta da instituição da sua preferência, mesmo sem relacionamento anterior, e assim é possível investir em melhorias para o negócio sem se preocupar em perder uma oportunidade melhor.
Conforme o seu negócio evoluir, você poderá precisar de novos produtos como seguros, investimentos, pagamentos de contas de fornecedores e nem sempre contratar todos eles na mesma instituição será possível ou poderia não ser conveniente do ponto de vista de custos.
Com Open Finance as instituições financeiras poderão permitir que você ganhe controle e acesso a produtos financeiros de maneira centralizada e sem necessidade de acessar múltiplos aplicativos para gerir suas finanças.
Assim o empreendedor poderá contratar os serviços nas instituições que ofereçam o melhor custo-benefício. Essa dinâmica influencia toda a saúde financeira da empresa com impacto positivo em múltiplas perspectivas, desde reduzir custos até otimização operativa e gestão tributária.
Veja também:
👉 Guia de Gestão Financeira Empresarial
👉 Como se organizar para pegar um financiamento?
O Banco Central define os controles e processos de segurança que devem ser implementados por uma instituição financeira para fazer parte do Open Finance os empreendedores que compartilharem de seus dados com alguma dessas instituições poderão contar com a confiabilidade, disponibilidade, integridade e proteção no compartilhamento das informações, da mesma forma que acontece com outros sistemas, como TED, DOC e Pix.
O Open Finance vai impactar sua relação com o mercado financeiro.
Você ganha acesso a melhores condições financeiras em sua conta digital PJ para simplificar seus processos e alavancar seus negócios, seja na hora de pedir um crédito, encontrar soluções financeiras mais adequadas com melhores taxas ou simplesmente ter mais ferramentas para vender e simplificar a gestão das finanças do seu negócio no dia a dia.
Assim, você poderá usar seu tempo para pensar em seus negócios e em como aumentar a sua capacidade competitiva!