Com novas documentações e comprovantes aceitos, o PPV do Mercado Pago foi atualizado para aumentar a cobertura e proteger mais vendedores contra chargebacks
No Mercado Pago, nosso compromisso é sempre oferecer a melhor experiência em pagamentos on-line, beneficiando tanto os consumidores quanto os lojistas. Por isso, criamos soluções e ferramentas que não só facilitam o processo de pagamentos das lojas on-line - o famoso checkout -, deixando-o mais simples e intuitivo, como também aumentam a segurança em cada processo da jornada de compra.
Sabemos que os chargebacks - ou contestações de pagamento - são uma realidade do e-commerce. Eles representam uma ferramenta importante para proteger o consumidor, no entanto, muitas vezes acabam trazendo prejuízos ao lojista, quando utilizados de maneira precipitada ou, até mesmo, maliciosa.
Um comprador pode fazer o pedido de contestação de um pagamento entrando em contato diretamente com o emissor do seu cartão de crédito e bloqueando o pagamento - ou pedindo sua devolução - quando não reconhece o nome da loja em sua fatura, não recebeu o produto ou serviços ou os mesmos não se enquadram às especificações disponibilizadas pela loja. O problema é que muitos usam esse benefício em tentativas de fraude, recebendo um produto sem pagar por ele ou, até mesmo, sendo alvos de fraudadores e cancelando compras que realmente não foram recebidas.
Para proteger os lojistas que escolheram o Mercado Pago como meio de pagamento do seu e-commerce, criamos o Programa de Proteção ao Vendedor. Uma forma de, com as documentações que comprovam a entrega dos produtos ou serviços, cobrir os chargebacks e evitar cobranças indevidas e prejuízos. E para melhorar ainda mais o programa, atualizamos sua cobertura, acrescentando novas documentações e aumentando ainda mais sua proteção.
Em primeiro lugar, é muito importante entender que há dois tipos de produtos oferecidos por um e-commerce: os tangíveis e os intangíveis. Produtos tangíveis são aqueles, como o próprio nome já diz, que são palpáveis, físicos, como um celular ou outro aparelho eletrônico, por exemplo. Quando faz a compra, o consumidor recebe o pacote físico com o produto em sua casa. Já os intangíveis são aqueles que envolvem serviços e outros tipos de produtos, que não podem ser entregues fisicamente. Ingressos, pacotes de viagem, locação de veículos, jogos e cursos on-line são bons exemplos disso.
O Programa de Proteção ao Vendedor do Mercado Pago atua apenas para comercialização de produtos tangíveis. Ou seja, só para casos em que o consumidor adquire um produto físico.
Nas antigas condições, eram exigidos documentos diferentes dependendo do tipo de frete escolhido:
Só através da apresentação desses documentos é que o lojista poderia solicitar a cobertura do Mercado Pago, caso sofresse um pedido de contestação de pagamento.
Sabemos que somente com aquelas documentações, muitos vendedores que contam com o Mercado Pago como meio de pagamento do seu e-commerce ficavam impossibilitados de contar com essa proteção. Por isso, atualizamos o Programa de Proteção ao Vendedor, aumentando sua cobertura.
Alguns detalhes continuam os mesmos, como a não cobertura contra chargebacks para produtos intangíveis e do segmento de dropshipping. No entanto, agora é possível contar com mais documentações, possibilitando que mais pessoas evitam os prejuízos causados por contestações de pagamento indevidas.
Isso que dizer que se você não tem a documentação que, antes, era a única exigida, agora pode fazer parte do Programa de Proteção ao Vendedor através de outros comprovantes - que também são diferentes dependendo da forma de entrega. Funciona assim:
As novas condições do Programa de Proteção ao Vendedor para cobertura contra chargebacks envolvem assinatura de recebimento do comprador ou responsável (DACTE e AR), número do documento (CPF ou RG), filipeta com código de rastreio com status entregue e endereço de destinatário igual ao cadastrado no Mercado Pago.
Isso aumenta a segurança das suas vendas e ajuda a evitar prejuízos indevidos. Por isso, é muito importante estar atento a essas novas documentações e registrá-las, enviando-as sempre no prazo determinado pelo Mercado Pago para garantir sua proteção.
Todas essas informações ficam descritas de forma detalhada no seu painel de controle, basta acessá-lo e conferir qual ação precisa tomar. Assim, fica muito mais fácil se organizar.
No Mercado Pago, estamos sempre criando maneiras para melhorar ainda mais sua experiência de vendas on-line. Assim, você aproveita todos os benefícios do e-commerce sem dores de cabeça. Fique atento às novas condições do Programa de Proteção ao Vendedor e venda mais e melhor.
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