Como o controle de vendas potencializa resultados no seu negócio
- Introdução
- Como implementar um controle de vendas eficiente
- 10 estratégias de vendas para impulsionar seu negócio
- Experiência do cliente: como um bom controle de vendas pode melhorá-la
- 11 dicas para aumentar o ticket médio do seu negócio
- Como um bom planejamento e estratégia de precificação ajudam no controle de vendas
- Quais as melhores ferramentas para o controle eficiente de vendas em seu negócio?
- Controle suas vendas com a ajuda do Mercado Pago
Como o controle de vendas potencializa resultados no seu negócio
O controle de vendas é um pilar essencial para pequenos e médios negócios que desejam crescer e melhorar sua lucratividade. Esse processo envolve, basicamente, o monitoramento e a organização das vendas de forma que possibilite você, empreendedor, tomar decisões estratégicas em relação ao estoque, atendimento ao cliente e planejamento operacional.
Um bom controle de vendas é o alicerce para um crescimento sustentável, pois permite ao seu negócio aumentar a satisfação do cliente e minimizar erros que podem afetar negativamente a experiência de compra. Além disso, a gestão eficiente reduz o risco de surpresas desagradáveis, como falta de produtos em estoque ou processos de venda falhos, uma vez que são adotadas ferramentas modernas que garantam mais precisão e agilidade.
Ao estruturar um processo de vendas completo, é importante considerar métodos práticos e estratégicos que integrem tanto o lado operacional quanto o lado tecnológico. E ter as ferramentas adequadas permite que você possa se concentrar no crescimento do negócio sem perder o controle das operações diárias. E aqui entram soluções que vão desde maquininhas de cartão seguras até o uso de plataformas e dashboards que fornecem uma visão centralizada das transações e podem te ajudar a organizar as informações de vendas em um só lugar.
Como implementar um controle de vendas eficiente?
Uma boa gestão de vendas vai além de saber o quanto você vendeu. Trata-se de entender de maneira aprofundada o perfil dos clientes, gerenciar e organizar os dados de forma estratégica e utilizar essas informações para melhorar tanto o atendimento quanto às ofertas de produtos.
Para muitos empreendedores, iniciar um controle de vendas pode parecer desafiador, mas a verdade é que com as informações certas, e um plano bem estruturado, é possível simplificar essa atividade, fazendo com que a organização se torne parte da rotina do negócio.
Confira como você pode implementar um controle de vendas eficiente em poucos passos:
- Tenha objetivos claros de vendas: já imaginou sair caminhando sem rumo?! Sem saber aonde você quer chegar, jamais você conseguirá identificar conquistas. Por isso, seu primeiro passo deve ser determinar metas claras e que sejam alcançáveis, realistas e adequadas ao tamanho e à natureza do seu negócio. Por exemplo, seu objetivo é aumentar o ticket médio do negócio em 10% em seis meses, ou mesmo a expansão das vendas online para novos mercados. Ter essas metas bem definidas orientará cada decisão e ação que envolva o controle de vendas.
- Conheça bem seus clientes: para vender melhor, conheça os hábitos e preferências dos clientes. Invista tempo e recursos em entender quem são eles, quais produtos preferem e o que pode ser aprimorado na experiência do cliente. Lembre-se que seu negócio precisa solucionar dores dos clientes e ser relevante o bastante. Para isso, adote ferramentas de gestão de vendas capazes de consolidar os dados e mapear a jornada do cliente, identificando possíveis melhorias e garantindo uma abordagem personalizada e precisa.
- Registre todos os dados das vendas: o registro das informações de cada venda é um recurso estratégico essencial que pode te ajudar a entender o que funciona e o que precisa ser melhorado. Informações como meios de pagamento utilizados, perfil dos clientes e o volume de vendas por canal (físico ou online) são essenciais para prever a demanda e ajustar o estoque, além de possibilitar uma análise de desempenho.
- Invista em treinamento para suas equipes: vender bem não diz respeito apenas ao produto ou serviço que seu negócio disponibiliza. Uma parte muito importante nesse processo é garantir que sua equipe esteja preparada para oferecer o melhor atendimento ao cliente. Isso envolve o desenvolvimento de conhecimentos técnicos sobre os produtos e serviços, e também de habilidades de comunicação e persuasão. É importante que esses treinamentos contemplem técnicas de como lidar com devoluções, como responder de forma eficaz às perguntas do cliente e conduzi-lo para uma compra assertiva, por exemplo.
- Faça um bom controle de estoque: seu negócio já teve que lidar com um cliente insatisfeito por ter solicitado um produto e só após ter evoluído no processo de compra, ter descoberto que ele estava indisponível? Essa situação, além de frustrante para o cliente, é muito negativa para a imagem do seu negócio. Um bom controle de vendas depende, diretamente, de um controle de estoque eficiente. Ferramentas de gestão integrada são ideais para otimizar a contagem de estoque e realizar pedidos automáticos ao fornecedor, garantindo que o negócio mantenha uma relação equilibrada entre a oferta e a demanda.
- Tenha boas ferramentas de gestão: atualmente, o mercado oferece diversas soluções tecnológicas para otimizar a gestão de vendas. Essas ferramentas podem ser desde maquininhas de cartão inovadoras, que dispõem de recursos adicionais para ajudar seu negócio a organizar as vendas e processar os pagamentos de forma mais rápida, até meios digitais de pagamento, que ajudam seu negócio a vender mais e em diferentes canais, passando por plataformas de gestão que reúnem esses dados de vendas para ajudar no seu controle e gestão das vendas.
- Crie um mapa com seu fluxo de vendas: ter uma visão detalhada de cada etapa que uma venda percorre até a entrega final é essencial para identificar possíveis gargalos. Com um mapa de fluxo de vendas bem desenhado, é possível entender melhor como os processos podem ser melhorados para evitar atrasos ou problemas de comunicação com o cliente. Esse mapeamento pode ajudar seu negócio a ganhar mais agilidade, além de permitir ajustes para atender períodos em que as demandas aumentam, como eventos especiais ou mesmo datas comemorativas, como Black Friday ou Natal, por exemplo.
- Estabeleça políticas claras de precificação: um dos pontos que mais impacta as vendas é entender como precificar um produto. Estabeleça uma estratégia de precificação que considere custos, margem de lucro e o perfil do público-alvo. Quando você não tem atenção à precificação, corre o risco de cobrar um valor acima do mercado e perder muitas vendas ou então cobrar muito abaixo e sequer conseguir cobrir seus custos. Para definir o preço certo, é possível recorrer à tecnologia para te ajudar no dia a dia. Ferramentas como os simuladores de custos, por exemplo, podem te auxiliar nessa missão, permitindo uma precificação que preserve sua competitividade sem perder de vista o lucro.
- Monitore e ajuste constantemente: para garantir que seu controle continue sendo eficiente, é preciso manter o foco e não deixar a peteca cair, por isso o acompanhamento precisa ser contínuo. O mercado está em constante mudança, e os clientes também buscam sempre por novidades, além de mudarem com frequência seu comportamento. Monitorar os resultados e ajustar estratégias conforme necessário mantém o negócio alinhado às necessidades dos clientes e às tendências do setor.
10 estratégias de vendas para impulsionar seu negócio
Como você já sabe, um controle de vendas eficiente exige mais do que apenas o processo de compra e venda em si; é preciso ir além para estruturar estratégias de vendas claras. O mercado atual exige dinamismo e flexibilidade, especialmente devido à crescente adesão das compras online. Assim, o ideal é manter uma abordagem mais maleável, aberta a ajustes e melhorias, conforme o comportamento do consumidor muda.
Veja algumas estratégias que você pode adotar:
Crie um plano de vendas focado no cliente
Você já ouviu falar em Customer Centric? Essa estratégia diz respeito a uma abordagem em que o cliente está no centro do planejamento e é o foco para guiar suas decisões. Tomar as necessidades dos clientes como ponto de partida para estruturar seu plano é uma forma eficiente de conseguir atender às expectativas, solucionar desejos e dores do cliente, facilitando a criação de abordagens personalizadas e impactando diretamente o volume de vendas e a jornada do cliente. Isso inclui desde a escolha dos produtos a serem destacados até a criação de campanhas específicas para seu público.
Invista em presença digital
Hoje, é difícil encontrar negócios que consigam conquistar seu sucesso em vendas sem que seus processos envolvam a presença digital. É muito comum que um negócio use a internet como ferramenta para divulgação, dada a facilidade de uso e baixo investimento. Além disso, a depender do tipo de negócio, é possível usar as redes sociais, por exemplo, para divulgar e ainda vender produtos e serviços. Investir em SEO (Search Engine Optimization) e marketing de conteúdo são ótimas estratégias para aumentar a relevância do seu negócio junto aos motores de busca.
E por que isso é importante? Para que o público certo encontre seu negócio quando fizer uma pesquisa. Lembre-se: um bom site ou uma presença ativa nas redes sociais permite alcançar clientes em locais onde o negócio físico não chega, aumentando as chances de venda.
Faça queimas de estoque estratégicas
Pode até não parecer, mas realizar queimas de estoque ajuda a liberar espaço e a reduzir custos com armazenamento, além de atrair clientes com promoções. Planeje essas queimas estrategicamente, para oferecer produtos de menor rotatividade ou sazonais, criando uma campanha que incentive o consumidor a aproveitar o desconto por tempo limitado. Mas, lembre-se: faça o controle eficiente do seu estoque para não gerar frustração no seu cliente ao perceber de forma tardia que o produto anunciado acabou.
Realize vendas multicanal
Como já comentado, oferecer ao cliente diferentes canais de compra para tornar a experiência mais prática, além do ponto de venda físico, adotando tecnologias inovadoras para facilitar o processamento dos pagamentos, como links de pagamento e um checkout de pagamento seguro, por exemplo, faz com que o cliente seja conquistado pela conveniência e conforto de poder realizar compras de qualquer lugar e de qualquer dispositivo.
Essa estratégia ajuda a aumentar as taxas de conversão de vendas e reforça a presença da sua marca em várias plataformas. Imagine, por exemplo, uma loja de produtos eletrônicos que além de um espaço físico, onde oferece como forma de pagamento opções como Pix, cartão de débito e crédito, também permite a compra online, direto pelo site seja por meio de um checkout, ou ainda em suas redes sociais, como forma de agilizar o processo de venda, usando links de pagamento.
Acompanhe as tendências de vendas online
Estar atento às tendências do e-commerce é fundamental para qualquer negócio, seja ele físico ou online, mas com as mudanças no comportamento do consumidor, é fundamental conhecer e acompanhar novas ferramentas de pagamento e soluções como pagamentos recorrentes, que podem proporcionar mais facilidade para quem compra e melhor controle de venda para os empreendedores. Imagine, por exemplo, o caso de um pequeno negócio que vende sabonetes e cosméticos naturais pela internet. É possível criar pacotes de assinaturas com base no perfil dos clientes, definindo pagamentos recorrentes e, dessa forma, os clientes poderão ter acesso a produtos diversificados com uma periodicidade definida por eles e o negócio terá mais previsibilidade de receita, com mais facilidade de controle de estoque.
Outra possibilidade ainda é experimentar um formato de vendas online em que você possa vender sem estoque, como o caso do dropshipping. Além de facilitar parte da gestão, eliminando a necessidade de espaço para armazenamento, você pode focar no atendimento ao cliente e relacionamento. Essa pode ser uma modalidade interessante para seu negócio ou para investir em alguns itens em sua loja como teste de mercado.
Crie programas de fidelidade
Clientes fidelizados tendem a gastar mais e a retornar com maior frequência. Considere a mesma situação comentada acima, do pequeno negócio que vende cosméticos online. Ao criar clubes de assinaturas para clientes com base nos perfis ou mesmo ao oferecer programas de recompensas e descontos exclusivos para clientes fiéis, esse negócio pode melhorar muito sua taxa de retenção, já que os clientes fidelizados sentirão que é mais vantajoso consumir com esse empreendedor do que buscar outros negócios sejam do mesmo segmento ou de outros nichos para, por exemplo, presentear alguém.
Faça parcerias com outras marcas ou lojas
Parcerias estratégicas com marcas complementares ajudam a alcançar novos públicos e reforçam a presença online. Por exemplo, uma loja de roupas pode fazer uma campanha conjunta com uma loja de calçados, oferecendo promoções cruzadas que beneficiem ambas as partes e seus clientes.
Peça depoimentos e avaliações de clientes
O gatilho de prova social é um dos mais fortes atualmente. A maioria dos consumidores realiza pesquisas antes de comprar um produto ou contratar um serviço. Por isso, incentive seus clientes a deixarem depoimentos sobre os produtos e sobre seu atendimento também. Para isso, mantenha um acompanhamento intensivo, garantindo a qualidade dos processos. Desse modo fica mais fácil impulsionar as vendas por meio de comentários reais e que relatem boas experiências de compra.
Explore datas comemorativas
Datas comemorativas, como o Natal, Dia dos Namorados ou Black Friday, são oportunidades de ouro para criar campanhas promocionais. Essas campanhas podem envolver diferentes tipos de ações, a depender do perfil do seu público. Você pode considerar, por exemplo, oferecer descontos progressivos, frete grátis ou combos para aumentar o ticket médio e atrair novos clientes.
Decore sua loja física e mantenha seu site sempre atualizado
A ambientação é parte importante de qualquer estratégia de venda. Pense, por exemplo, em um período como o Natal. É comum que as lojas façam decorações e que explorem ao máximo a data a fim de chamar atenção para os clientes vejam que prepararam condições especiais, certo?!
Essa identificação e até mesmo o sentimento do período ajudam a guiar os clientes, fazendo com que percebam sua loja como um espaço que está por dentro das tendências e que tem preocupação em oferecer um ambiente agradável para os clientes. Sem esse cuidado, dificilmente sua loja terá destaque entre as demais. O mesmo se aplica para seu site. Crie artes e conteúdos focados em datas comemorativas e mantenha as páginas atualizadas com ofertas e produtos que atraiam os clientes.
Experiência do cliente: como um bom controle de vendas pode melhorá-la
O controle de vendas não impacta apenas o negócio em termos de gestão, mas também a forma como o cliente percebe a experiência de compra. Com um processo bem estruturado, a jornada de compra se torna mais ágil e satisfatória, e isso pode representar um divisor de águas entre uma venda ocasional e a fidelização do cliente.
Os clientes de hoje buscam rapidez e praticidade nas compras. Por isso, ferramentas como maquininhas de cartão podem ser importantes recursos quando possuem funcionalidades como pagamento por aproximação, por exemplo, que permitem a realização de pagamentos com mais rapidez. Da mesma forma, links de pagamento personalizados ajudam o cliente a realizar transações online sem complicações e de forma mais imersiva.
Um bom controle de vendas permite ainda que você entenda o perfil de cada cliente, tornando a personalização de cada processo mais prática.
Conhecendo as preferências do cliente, é possível direcionar ofertas que atendam às suas necessidades. Além disso, ao integrar o controle de vendas com o controle de estoque, é possível ter uma visão clara do inventário, evitando frustrações com produtos indisponíveis.
Mas para por aí? Com certeza, não!
A comunicação é um elemento que não pode ficar de fora do seu controle, pois é essencial para uma boa experiência de compra. Clientes se sentem mais confiantes quando recebem atualizações constantes sobre o status de seus pedidos ou quando as políticas de devolução são claras, por exemplo. Neste sentido, oferecer canais de atendimento acessíveis e com respostas rápidas reduz a insegurança do seu público e principalmente, aumenta a sua satisfação.
Quando um cliente encontra obstáculos para se comunicar com uma loja, a relação sofre abalos significativos e, além de o cliente poder expressar suas insatisfações na internet — o que é bem comum, principalmente em sites que avaliam o posicionamento da empresa, como o Reclame Aqui — pode não se fidelizar, por sentir que seu negócio não possui a capacidade de oferecer suporte.
Você já recebeu alguma solicitação para devolução ou já foi notificado sobre contestações de compra? O controle de vendas também auxilia na gestão de chargeback (contestação de compra) e estornos, proporcionando uma experiência mais positiva, mesmo em situações delicadas. Os estornos, por serem negociados diretamente, permitem mais flexibilidade nas negociações com os clientes — mas é preciso cautela para evitar que o não acordo evolua para situações mais sérias.
Como os chargebacks já são contestações feitas direto com as operadoras de cartão, é preciso ter um pouco mais de cuidado, mas em ambos os casos é possível lidar de forma saudável, mantendo o contato com o cliente, demonstrando solicitude para que o cliente se sinta seguro e ouvido.
Todo esse cuidado pode promover um efeito muito importante: o fortalecimento da confiança e da lealdade. Desde a precificação justa até o planejamento operacional claro, os clientes valorizam negócios que são honestos e que cumprem o que prometem.
Essa transparência é fundamental para garantir experiências únicas e satisfatórias, permitindo que os clientes voltem a comprar e recomendem a marca a outros.
11 dicas para aumentar o ticket médio do seu negócio
Independentemente do tipo de produto ou serviço, uma regra comum entres os empreendedores é: buscar sempre por melhorar as vendas e aumentar o ticket médio, certo?! Ao elevar o valor médio de cada venda, o seu negócio pode alcançar seus objetivos de faturamento sem depender exclusivamente da quantidade de vendas.
Além disso, um ticket médio mais alto possibilita ao seu negócio focar na qualidade das transações, oferecendo produtos e experiências que agreguem valor ao cliente.
Confira algumas dicas para alcançar esse objetivo em seu negócio:
Crie promoções estratégicas
Oferecer descontos ou promoções de forma planejada e em períodos específicos, como datas comemorativas, por exemplo, ajuda a atrair clientes e aumenta as chances de eles comprarem mais. Promoções “compre um, leve dois” ou “desconto na compra do segundo item” são incentivos interessantes para que o cliente aumente o valor da sua compra.
Crie ofertas por tempo limitado
Combinar produtos em pacotes promocionais por tempo limitado incentiva o cliente a gastar mais, pois desperta um gatilho de escassez associado ao de urgência. Uma loja de cosméticos, por exemplo, pode oferecer um pacote de cuidados com a pele que inclui creme facial, loção corporal e sabonete em comemoração à semana do cliente ou em uma semana específica para cuidados com a pele. Essa estratégia é vantajosa porque oferece mais valor ao cliente e ajuda a aumentar o ticket médio do seu negócio.
Crie programas de recompensas
Programas de fidelidade incentivam o cliente a retornar ao seu negócio, aumentando o ticket médio a cada nova compra. Por exemplo, uma cafeteria pode oferecer uma promoção de “compre 10 cafés e ganhe o próximo”, incentivando o cliente a consumir mais. Há ainda a possibilidade de criar programas de assinaturas em que o cliente tenha pontos para trocar por cafés ou outros produtos relacionados, como jogo de xícaras, moedor de café e até mesmo uma cafeteira.
Faça campanhas sazonais para queima de estoque
Campanhas de queima de estoque sazonais permitem ao negócio liberar espaço para novos produtos, reduzir custos de armazenagem e atrair clientes que buscam ofertas. Por exemplo, uma loja de roupas pode fazer uma liquidação de inverno no final da estação, oferecendo descontos de 30% a 50% em itens que não serão vendidos no verão. Essas campanhas criam um sentimento de urgência e atraem clientes em busca de bons negócios, muitas vezes incentivando-os a comprar outros produtos da loja que estão com preços regulares ou ainda combinando itens da coleção em oferta, com peças de uma nova coleção.
Crie estratégias de precificação
Ter uma estratégia de precificação sólida é essencial para garantir um bom controle de vendas e manter o ticket médio elevado. Por exemplo, se você tem uma loja de cosméticos, pode oferecer um desconto maior em produtos populares, que atraem clientes para seu site, graças aos preços mais competitivos; ao passo que itens premium e exclusivos mantêm uma margem maior. Além disso, é possível aproveitar ferramentas como simuladores de custo para calcular a margem de lucro ideal e a ajustar os preços de maneira mais precisa.
Invista em marketing de relacionamento
O marketing de relacionamento é uma estratégia cujo objetivo é fazer com que o cliente permaneça engajado e motivado a fazer compras recorrentes. Um bom exemplo desse tipo de estratégia é de uma livraria que, após a primeira compra de um cliente, envia ofertas personalizadas de livros similares ao seu gosto. Outra prática é o envio de cupons de desconto para clientes aniversariantes ou clientes fiéis. Esse tipo de ação promove a lealdade, e clientes que se sentem valorizados têm mais probabilidade de comprar itens adicionais, aumentando o ticket médio e a taxa de retenção do negócio.
Ofereça uma boa experiência do cliente
Boas experiências se refletem em fidelização. E como uma boa experiência começa? Pelo atendimento de qualidade e se estende até a experiência facilitada de pagamento. Imagine, por exemplo, uma loja virtual que pode oferecer um checkout rápido e seguro, no qual o cliente encontra várias opções de pagamento sem complicações. Esse tipo de facilidade aumenta a confiança do cliente e reduz o abandono de carrinho. Para lojas físicas, maquininhas que aceitam diversas bandeiras de cartão e possuem recursos para diversificar as formas de pagamento, oferecendo pagamento por aproximação ou Pix com código QR, por exemplo, são uma excelente forma de acelerar o processo, melhorar a experiência e evitar filas.
Crie uma estratégia de descontos progressivos
Descontos progressivos incentivam o cliente a gastar mais ao oferecer vantagens conforme ele aumenta o valor da compra. Por exemplo, uma loja de eletrônicos pode oferecer 5% de desconto na compra de um item, 10% na compra de dois, e 15% na compra de três ou mais. Essa estratégia faz com que o cliente se sinta estimulado a adicionar mais produtos ao carrinho para obter um desconto maior, fazendo com que ele aumente o valor das compras em sua loja.
Faça um bom posicionamento dos produtos em sua loja
O posicionamento estratégico de produtos pode influenciar diretamente a decisão de compra, especialmente em lojas físicas. Colocar itens de maior valor ou produtos que você quer vender rapidamente em áreas de destaque, como na entrada ou próximos ao caixa, pode ser interessante e eficaz, a depender do comportamento do seu público e do tipo de produto que você está vendendo. Por exemplo, um supermercado pode colocar itens de confeitaria em promoção logo na entrada, atraindo o cliente a considerá-los logo no início da visita. Em lojas online, isso pode ser feito exibindo produtos populares ou complementares durante a navegação, ou no checkout.
Ofereça frete grátis
O frete grátis é uma das vantagens que mais atrai clientes, especialmente em compras online. No entanto, é comum associar a gratuidade do frete a um valor mínimo de compra. Por exemplo, uma loja de brinquedos pode oferecer frete grátis para compras acima de R$50,00, incentivando o cliente a adicionar mais itens ao carrinho para evitar o custo do envio. Essa é mais uma estratégia que pode fazer com que o ticket médio do seu negócio aumente, além de ajudar na fidelização, já que os clientes podem preferir seu negócio a outras opções no mercado que não oferecem facilidades e vantagens na compra.
Invista em estratégias de cross sell e upsell
O cross sell (venda cruzada) e o upsell (venda de upgrade) são técnicas que incentivam o cliente a adquirir produtos complementares ou de maior valor. Por exemplo, uma loja de cosméticos, ao vender um shampoo e um condicionador, pode oferecer uma máscara de hidratação para os cabelos da mesma linha no checkout como estratégia de cross sell ou sugerir um kit de shampoo e condicionador de outra linha de tratamento que tenha componentes mais selecionados e efeito superior aos produtos selecionados pelo cliente, como uma estratégia de upsell). Em uma loja física, essas orientações podem ser passadas durante o atendimento ou na finalização da compra, durante uma conversa mais próxima para entender um pouco melhor as necessidades do cliente.
Como um bom planejamento e estratégia de precificação ajudam no controle de vendas
Que a precificação é um dos fatores que você precisa considerar em suas estratégias para ter um bom controle de vendas, isso você já sabe. Afinal, preços mal definidos podem impactar a competitividade e a rentabilidade, além de dificultar o controle de vendas.
Mas de que forma isso realmente impacta em um negócio e como fazer isso com mais segurança?
Lembre-se: antes de definir o preço corretamente é fundamental que você conheça o perfil do seu cliente, entenda bem seus custos de operação e saiba calcular uma margem de lucro saudável.
O conhecimento do público-alvo é um dos pontos-chave para definir os preços de forma eficaz. Compreender o comportamento e as preferências dos clientes ajuda a definir valores que eles estejam dispostos a pagar. Por exemplo, um público mais jovem pode ser atraído por preços competitivos e descontos progressivos, enquanto um público com maior poder aquisitivo pode preferir itens premium e de qualidade superior.
Após estruturar bem sua estratégia de precificação, tomando sempre como base critérios que considerem o movimento do mercado e o que pode ser conveniente para seus clientes, é preciso entender de que forma esse valor pode ser igualmente vantajoso para o seu negócio.
Aqui, vale destacar que se seu negócio possui uma abordagem multicanal essa atenção precisa ser ainda maior, já que as expectativas e os custos podem variar entre o ponto de venda físico e as vendas online, por exemplo.
Portanto, não se esqueça:
Trabalhar com vendas multicanal pode ser muito importante para impulsionar suas vendas,
mas é importante ajustar os preços conforme as características de cada canal.
As vendas online, por exemplo, muitas vezes incluem gastos com logística e meios de pagamento, que devem ser considerados no momento da precificação.
No caso de vendas físicas, outros custos são geralmente considerados, como a equipe de atendimento na loja, aluguel de ponto fixo e outras despesas com a estrutura. Isso quer dizer que você precisa determinar com muita atenção os preços para poder ajustar também uma margem de lucro ideal, pois é isso que vai garantir a sustentabilidade do negócio e fazer com que de fato valha a pena empreender. Afinal, se você começou um negócio, certamente está em busca de sucesso e crescimento.
Para isso, além de dedicar algum tempo organizando suas finanças e avaliando todas as possibilidades em seu negócio, é essencial contar com tecnologias que possam oferecer suporte e recursos que te ajudem e otimizem o processo. Ah, lembra dos simuladores de custo? Uma ótima forma de testar essa ferramenta no dia a dia do seu negócio é com maquininhas de cartão como as maquininhas Point, do Mercado Pago, que permitem que você faça a simulação de cada venda direto nas maquininhas para verificar taxas e o valor final que cai na conta do seu negócio ou direto pelo App Mercado Pago, na seção "Meu Negócio".
Pelo aplicativo, você consegue acessar o Simulador de Custos Mercado Pago para fazer a simulação de custos para vendas em diferentes meios de pagamento, incluindo valores de taxas. Dessa forma é possível ver na hora qual o valor ideal para cobrar por produtos do seu negócio sem correr o risco de ficar no prejuízo ou acabar cobrando valores muito acima do mercado sem a necessidade, perdendo vendas e clientes.Quais as melhores ferramentas para o controle eficiente de vendas em seu negócio?
Agora que você já conhece a importância de definir bem as estratégias e técnicas para impulsionar suas vendas, é essencial contar com as melhores ferramentas de controle de vendas para garantir que essas ações sejam implementadas de maneira eficiente e sem falhas operacionais.
Ferramentas inovadoras permitem que o negócio se organize, otimize seus processos e proporcione ao cliente uma experiência de compra rápida e segura. Sem as ferramentas certas, até clientes fidelizados podem se sentir insatisfeitos, levando-os a considerar outras opções.
Confira algumas das principais ferramentas indispensáveis para um controle de vendas eficiente:
- Um bom sistema de gestão de vendas: um sistema de gestão de vendas completo permite que você tenha uma visão centralizada de todas as transações, o que facilita a análise de desempenho e o planejamento estratégico. O Dashboard de Vendas Mercado Pago é perfeito para te ajudar com esse controle, pois reúne informações de todas as vendas em um só lugar, sejam elas realizadas em lojas físicas, e-commerce ou canais de redes sociais.
Imagine que sua loja é multicanal e vende tanto pelo site quanto na loja física. Você pode usar o Dashboard de Vendas Mercado Pago para visualizar o volume de vendas em cada canal e identificar qual deles precisa de mais investimento ou promoção. Com uma visão clara do desempenho por canal, é possível adaptar sua estratégia para atender melhor às necessidades dos clientes em cada meio.
- Maquininhas de cartão seguras: as maquininhas de cartão são fundamentais para vendas presenciais, mas não há nada mais frustrante do que maquininhas com sistemas lentos ou que perdem seu sinal e demoram a processar os pagamentos. Sem tecnologia, o cliente perde a confiança em seu negócio. Para resolver isso, você pode optar pelas maquininhas Point Mercado Pago, que facilitam o processo de pagamento com rapidez e eficiência, e você pode escolher a que melhor se encaixa nas necessidades do seu negócio.
Digamos que você tenha uma padaria muito movimentada. Com as maquininhas Point, você reduz o tempo em filas, permitindo que os clientes façam pagamentos rapidamente ao aproximar o cartão ou dispositivo da máquina, realizando pagamentos por aproximação. Ah, e se você estiver começando, por exemplo, pode optar pela Point Tap, que transforma seu celular em uma maquininha de cartão para vender de qualquer lugar com a mesma segurança e rapidez. Além disso, você ainda tem a vantagem de poder receber o dinheiro na hora pelas vendas com essas máquinas de cartão.
- Opções de pagamento recorrente: se o assunto é fidelizar clientes, nada melhor do que um bom clube de assinaturas, certo?! Para negócios que funcionam com modelos de pagamento recorrente (como assinaturas de serviços ou entrega de produtos periódicos), a ferramenta Assinaturas Mercado Pago se encaixa perfeitamente. Ela automatiza a cobrança e reduz problemas com a inadimplência, garantindo um fluxo de receita previsível.
Para os clientes, esse formato oferece mais comodidade, já que eles não precisam se preocupar com os pagamentos, podendo desfrutar dos produtos e serviços tranquilamente. Se você tem uma loja de produtos de beleza que oferece um “box mensal” com produtos novos e exclusivos, pode utilizar o Assinaturas Mercado Pago, por exemplo, para configurar uma cobrança automática aos clientes. Dessa forma, o cliente recebe o box todos os meses sem precisar realizar um novo pagamento, e você ganha previsibilidade no faturamento mensal, facilitando o planejamento financeiro.
- Links de pagamento otimizados: para negócios que querem explorar diferentes meios de venda, como venda pelas redes sociais ou para quem deseja vender pelo WhatsApp, por exemplo, dispor de tecnologias como os links de pagamento é essencial para garantir mais vendas e com processos mais simplificados. Os Links de Pagamento Mercado Pago, além de mais seguros, permitem que você possa personalizar cada criação com recursos, como foto de produto, nomes, data de expiração do link — o que pode ser muito útil em links de promoções limitadas. Essas otimizações fazem com que seu controle de venda seja muito maior e proporcionam uma experiência muito mais agradável para os clientes.
Imagine que você tem uma lanchonete que faz delivery, por exemplo. Com o Link de Pagamento Mercado Pago, você pode finalizar os pedidos e enviar um link para pagamento via WhatsApp, já com o valor exato do pedido e, se for o caso, já com um desconto para o cliente. Isso garante um processo mais rápido, te ajuda a controlar melhor as transações, reduz erros e ainda permite que você receba o dinheiro das vendas na hora.
- Checkout otimizado: comprar online se tornou algo comum entre os consumidores brasileiros. No entanto, uma experiência ruim de checkout pode ser tão frustrante que gera no cliente até mesmo uma insegurança de comprar novamente via internet. Com uma ferramenta como o Checkout Mercado Pago você pode oferecer uma experiência de compra simplificada e personalizada, garantindo a disponibilidade de diversos meios de pagamento, como cartões, Boleto Mercado Pago e até o Pix para seus clientes.
A facilidade de um checkout rápido e seguro diminui as chances de abandono de carrinho e aumenta a satisfação do cliente com a compra. Digamos que você tenha uma loja online de roupas. Com o Checkout Mercado Pago, é possível oferecer uma opção segura de pagamento. Ah, e vale lembrar que com ajuda do Mercado Pago, você pode oferecer ao seu cliente a comodidade de escolher diversas formas de pagamento — e tudo isso alinhada a uma plataforma rápida e segura, capaz de reduzir a taxa de abandono de carrinho, bem como impulsionar as vendas do seu negócio e melhorar o controle financeiro.
Controle suas vendas com a ajuda do Mercado Pago
O controle de vendas realmente eficiente é a chave para o sucesso e o crescimento de qualquer negócio. Contar com uma gestão de vendas bem estruturada permite que você tome decisões estratégicas, melhore a experiência do cliente e tenha mais segurança financeira.
No entanto, para garantir que esse processo seja eficiente, é fundamental ter as ferramentas certas para automatizar e simplificar as tarefas diárias, reduzindo erros e liberando tempo para focar no que realmente importa: o crescimento do negócio.
Nessas horas é importante contar com um parceiro para essa evolução, como o Mercado Pago. Com uma variedade de soluções de pagamento seguras e rápidas, o Mercado Pago oferece tudo o que é necessário para facilitar o controle das operações e elevar o desempenho das suas vendas.
O Dashboard de Vendas Mercado Pago, por exemplo, é uma ferramenta indispensável para centralizar todos os dados de vendas em um único lugar, facilitando a análise e o acompanhamento de resultados, seja no e-commerce, na loja física ou nas redes sociais.
Lembre-se: ao ter um parceiro confiável, você ganha não apenas ferramentas, mas também a tranquilidade de saber que cada transação está segura e que os pagamentos serão processados com rapidez e eficiência. Então, se você deseja transformar e simplificar sua gestão de vendas, conheça e explore o melhor das soluções completas do Mercado Pago e tenha uma operação mais organizada e lucrativa. Aproveite a inovação e segurança que essas ferramentas oferecem e descubra como o Mercado Pago faz a diferença na gestão e controle de vendas do seu negócio.