A taxa de aprovação é um indicador extremamente importante para qualquer e-commerce, afinal é ela que vai dizer quantos pagamentos foram aprovados na comparação com o número total de tentativas. Ou seja, é através dela que você sabe se os clientes que fizeram uma compra na sua loja digital conseguiram, realmente, completar a transação ou tiveram seu pagamento recusado.
Por isso, é preciso ficar atento a essa taxa, principalmente se ela estiver muito baixa, indicando muitas recusas. Isso pode ser sinal de que o tráfego de clientes trazido para sua loja está com baixa qualidade, ou pode ser sinal de problemas no processo de pagamento, que podem ser resolvidos com algumas mudanças simples.
A recusa de pagamentos é uma realidade no mundo das vendas online e ela pode acontecer por diversas razões: preenchimento incorreto das informações por parte do cliente, falta de clareza no checkout, tentativa de fraude, problema na comunicação entre adquirentes e subadquirentes, entre muitas outras questões.
Mas não se preocupe! Para que isso não seja motivo de dores de cabeça no seu negócio, queremos te ajudar a compreender o que pode exatamente estar impactando sua taxa de aprovação nas vendas com Mercado Pago.
No Mercado Pago, temos um compromisso com você e com o seu negócio, por isso procuramos deixar todas as informações relacionadas ao seu e-commerce o mais claras quanto possível, para que você possa ter uma visão completa de cada detalhe e fazer qualquer mudança que seja necessária.
Quando se trata de taxas de aprovação, há três motivos principais que podem impactar os pagamentos em suas vendas com Mercado Pago:
Nesses casos, fica um ponto de alerta importante: muitas vezes, o comprador pode errar na hora de preencher seus dados no checkout de pagamento por conta de informações confusas no processo. Por isso, se esse é um motivo de recusa comum no seu e-commerce, vale a pena revisar cada passo e checar se tudo está claro como deveria, fazendo as alterações necessárias para impedir qualquer confusão ou problema.
Sendo assim, eles têm autonomia para recusar cobranças com o cartão de crédito ou débito por várias razões: expiração da data de validade do cartão, falta de limite, saldo insuficiente, cartão bloqueado ou desabilitado para compras on-line, entre outros.
O Brasil é o segundo país da América Latina com mais fraudes no cartão de crédito em compras on-line, perdendo apenas para o México, de acordo com uma pesquisa realizada pela Visa. Só em 2019, foram mais de R$ 3,6 mil em tentativas de fraude por minuto, número que apresentou aumentos durante os meses de pandemia. Com a maior quantidade de consumidores comprando pela internet, os golpes também cresceram, alcançando uma média de 3,49% em tentativas de fraude no primeiro semestre de 2020.
Infelizmente, essa é uma realidade comum para quem compra e para quem vende on-line. E para evitar esse tipo de dor de cabeça, o Mercado Pago conta com um sistema antifraude que faz a proteção de operações que não exigem a senha do cartão. O vendedor que já teve operações contestadas sabe do problema que é ter uma transação fraudulenta que não deveria ter sido aprovada. Por isso, utilizamos um sistema robusto capaz de identificar possíveis fraudes de compradores mal-intencionados e combinado com uma equipe de revisão manual para evitar que pagamentos legítimos sejam recusados.
A recusa de pagamentos por conta da prevenção a fraudes pode soar como algo negativo às vendas, mas, na verdade, é extremamente positiva, já que protege seu e-commerce contra ataques maliciosos que podem gerar muitos prejuízos. Mas é claro que isso pode impactar a taxa de aprovação do seu negócio.
Além de proteger a loja digital contra fraudes, ou consumidores mal-intencionados, o Mercado Pago também protege o comprador. Por isso, altos índices de reclamações e chargebacks - indicando e-commerces que não priorizam uma boa experiência de compra ou que possuem dificuldades em sua operação - também podem ter impactos negativos em sua taxa de aprovação. Nesses casos, é necessário que o Mercado Pago seja mais criterioso, porque existem problemas importantes a serem resolvidos.
Para acompanhar cada um desses motivos de recusa e monitorar as taxas de aprovação do seu e-commerce, basta acessar o painel completo do Mercado Pago. Para acessá-lo, siga o passo a passo ilustrado abaixo:
👉 Guia prático para gerenciar um pequeno negócio na prática
Conhecendo as principais razões para que haja a recusa de pagamentos, é importante criar estratégias para lidar com esses problemas e centralizar seus esforços para aumentar sua taxa de aprovação e melhorar suas vendas!
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