Um dos aspectos mais delicados para o sucesso do seu negócio de dropshipping é, sem dúvidas, a seleção cuidadosa dos produtos que você oferecerá em sua loja digital.
É neste momento que grande parte do seu negócio ganha forma, efetivamente, com uma identidade e direcionamento. Sendo assim, antes de definir quais os produtos para dropshipping vencedores da sua loja, considere:
Uma vez que você já tem o segmento definido e está segmentando os produtos, considere qual o potencial dessa mercadoria em escalar e crescer no nicho escolhido. Isso poderá te dar mais previsibilidade para compreender como explorar os produtos a serem selecionados.
Muitas vezes você pode escolher um segmento rico e cheio de possibilidades, mas se não tiver bons produtos dentro dele para explorar, seu planejamento pode não trazer bons resultados. Então avalie bem o potencial de todos os produtos que considerar interessantes para sua loja digital.
Realize pesquisas para entender as tendências e demandas atuais. Ferramentas como o Google Trends e um acompanhamento intensivo do comportamento do seu público-alvo nas redes sociais podem ajudar a identificar produtos em alta demanda, uma vez que essas plataformas abrigam e ditam de forma massiva grandes tendências que hoje vemos ganhar o mercado.
Imagine, por exemplo, que você escolheu o nicho de produtos de beleza. Usando essas ferramentas, você pode descobrir que produtos de cuidados naturais para a pele estão em alta demanda devido à preocupação crescente com ingredientes naturais.
Observar sua concorrência é o que pode trazer grandes aprendizados. Explore outras lojas de dropshipping e vendedores que oferecem produtos semelhantes. Analise seus preços, estratégias de marketing e qualidade dos produtos. Isso ajudará você a determinar sua própria vantagem competitiva.
Ao falar sobre análise de concorrência, há quem se preocupe com uma falsa ideia de parecer que essa ação tem o intuito de “reproduzir” o que a concorrência faz.
O que você precisa verificar, na verdade, é o que outras lojas realizam com sucesso e que poderia se encaixar em sua estratégia (afinal nem tudo de aplica a todos) e quais queixas e pontos a serem melhorados geralmente são destacados por clientes que você já pode se atentar para usar como um diferencial desde o início da montagem da sua loja.
Somente escolher produtos populares não é suficiente em uma boa estratégia de seleção de produtos para dropshipping. Nesse processo você também precisa considerar os custos de aquisição, custos de envio, margens de lucro e taxas de processamento de pagamento para precificar seus produtos corretamente.
Por isso é tão importante que sua pesquisa por produtos para dropshipping seja realmente completa. Tenha paciência e dê a esse período tempo o bastante para que você possa encontrar produtos com os quais se identifique e se sinta confortável para vender.
Compreenda que hoje, graças à imensa variedade que o mercado oferece, os consumidores buscam, em sua maioria, preços atrativos. Pensando nisso, é importante que você consiga estabelecer uma estrutura que possa equilibrar valores competitivos com a qualidade de um bom atendimento para que possa manter seus clientes satisfeitos.
Priorize sempre a seleção de fornecedores que ofereçam produtos de alta qualidade. Avalie suas opções de fornecedores com base na confiabilidade, histórico de cumprimento de pedidos e avaliações de outros comerciantes.
Certifique-se de fazer uma parceria com fornecedores experientes, pois uma das maiores razões pelas quais o consumidor sente insegurança em comprar na modalidade dropshipping é justamente pelo receio em receber um produto com qualidade inferior ao relatado em fotos e descrições ou mesmo pelo descumprimento de prazos.
Produtos para dropshipping às vezes são submetidos a processos mais longos de transporte e entrega, por isso prefira mercadorias leves e não perecíveis. Itens volumosos ou perecíveis podem aumentar os custos e a complexidade do envio.
Há ainda uma necessidade de atenção com a origem dos produtos que você escolhe. Fique sempre atento à legislação e às regras da plataforma que você escolher para montar sua loja.
Produtos que exigem aprovação ou homologação, alguns produtos relacionados à saúde, produtos inflamáveis e produtos químicos, por exemplo, são proibidos para modelos como o dropshipping. Por isso é importante estar atento e bem informado a fim de evitar problemas antes mesmo de construir sua trajetória como um dropshipper de sucesso.
Escolher produtos com oscilação de procura pela sazonalidade pode não ser uma escolha ruim se sua estratégia estiver pronta para isso. Avalie bem suas possibilidades e, se for o caso, equilibre sua oferta para ter opções variadas e não sentir a variação de temporadas em seu caixa.
Lembre-se também que, uma vez dropshipper, suas entregas estão sujeitas à sazonalidade de seus fornecedores. Por isso, mantenha-se sempre atualizado em relação às datas e calendários de seus parceiros para evitar imprevistos, principalmente nas entregas. Isso certamente o preservará de indisposições com seus clientes.
Sua maior referência nesse processo certamente deve ser seu público-alvo. A partir do momento que ele é definido e você tem um perfil traçado, são essas dores, desejos e expectativas que seus produtos para dropshipping deverão solucionar. Por isso, ao longo de suas pesquisas, tenha como foco a compreensão de quais tipos de solução seu público tem buscado e se ele está satisfeito com o que o mercado tem oferecido e como o mercado tem oferecido.
Além disso, mantenha sempre suas informações principais atualizadas e canais de atendimento funcionando. Seu FAQ e links de contato serão os primeiros pontos de conexão quando houver alguma dor ou desconforto que precise ser sanada. Caso encontre dificuldade em contatá-lo, seu cliente certamente potencializará essa dor e a transmitirá para seus parceiros e demais clientes em potencial por meio das redes sociais, por exemplo.
👉 Guia prático para gerenciar um pequeno negócio na prática
No universo do dropshipping, a seleção de produtos é uma etapa fundamental, que caminha em paralelo à escolha do segmento, para o sucesso de sua loja digital. É importante compreender as variáveis envolvidas e determinar qual equilíbrio se adequa melhor aos seus objetivos e recursos de cada estratégia e objetivo de venda.
É sempre válido ressaltar que a escolha de produtos deve ser feita com base em análises aprofundadas, sempre com atenção e com as adaptações pertinentes às características específicas de seu negócio e do mercado escolhido para atuação. Esteja preparado para pesquisar, aprender e ajustar sua estratégia à medida que sua loja de dropshipping evolui.
💡Leia também:
Como começar uma loja dropshipping do zero
6 dicas para destacar seu dropshipping durante as férias escolares
6 estratégias de marketing digital para loja dropshipping
6 estratégias de venda por dropshipping para seu negócio
6 ideias de pequenos negócios lucrativos para empreender