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Entenda como escolher os melhores produtos para dropshipping

8 min de leitura Atualizado em 05/12/2023
Menina trabalhando com dropshipping

Um dos aspectos mais delicados para o sucesso do seu negócio de dropshipping é, sem dúvidas, a seleção cuidadosa dos produtos que você oferecerá em sua loja digital.

É neste momento que grande parte do seu negócio ganha forma, efetivamente, com uma identidade e direcionamento. Sendo assim, antes de definir quais os produtos para dropshipping vencedores da sua loja, considere:

 

 

1. Escalabilidade do produto

Uma vez que você já tem o segmento definido e está segmentando os produtos, considere qual o potencial dessa mercadoria em escalar e crescer no nicho escolhido. Isso poderá te dar mais previsibilidade para compreender como explorar os produtos a serem selecionados.

Muitas vezes você pode escolher um segmento rico e cheio de possibilidades, mas se não tiver bons produtos dentro dele para explorar, seu planejamento pode não trazer bons resultados. Então avalie bem o potencial de todos os produtos que considerar interessantes para sua loja digital.

 

2. Tendências e demandas

Realize pesquisas para entender as tendências e demandas atuais. Ferramentas como o Google Trends e um acompanhamento intensivo do comportamento do seu público-alvo nas redes sociais podem ajudar a identificar produtos em alta demanda, uma vez que essas plataformas abrigam e ditam de forma massiva grandes tendências que hoje vemos ganhar o mercado.

Imagine, por exemplo, que você escolheu o nicho de produtos de beleza. Usando essas ferramentas, você pode descobrir que produtos de cuidados naturais para a pele estão em alta demanda devido à preocupação crescente com ingredientes naturais.

 

3. Analise sua concorrência

Observar sua concorrência é o que pode trazer grandes aprendizados. Explore outras lojas de dropshipping e vendedores que oferecem produtos semelhantes. Analise seus preços, estratégias de marketing e qualidade dos produtos. Isso ajudará você a determinar sua própria vantagem competitiva.

Ao falar sobre análise de concorrência, há quem se preocupe com uma falsa ideia de parecer que essa ação tem o intuito de “reproduzir” o que a concorrência faz.

O que você precisa verificar, na verdade, é o que outras lojas realizam com sucesso e que poderia se encaixar em sua estratégia (afinal nem tudo de aplica a todos) e quais queixas e pontos a serem melhorados geralmente são destacados por clientes que você já pode se atentar para usar como um diferencial desde o início da montagem da sua loja.

 

4. Avalie a rentabilidade dos produtos

Somente escolher produtos populares não é suficiente em uma boa estratégia de seleção de produtos para dropshipping. Nesse processo você também precisa considerar os custos de aquisição, custos de envio, margens de lucro e taxas de processamento de pagamento para precificar seus produtos corretamente.

Por isso é tão importante que sua pesquisa por produtos para dropshipping seja realmente completa. Tenha paciência e dê a esse período tempo o bastante para que você possa encontrar produtos com os quais se identifique e se sinta confortável para vender.

Compreenda que hoje, graças à imensa variedade que o mercado oferece, os consumidores buscam, em sua maioria, preços atrativos. Pensando nisso, é importante que você consiga estabelecer uma estrutura que possa equilibrar valores competitivos com a qualidade de um bom atendimento para que possa manter seus clientes satisfeitos.  

 

5. Qualidade dos produtos e bons fornecedores

Priorize sempre a seleção de fornecedores que ofereçam produtos de alta qualidade. Avalie suas opções de fornecedores com base na confiabilidade, histórico de cumprimento de pedidos e avaliações de outros comerciantes. 

Certifique-se de fazer uma parceria com fornecedores experientes, pois uma das maiores razões pelas quais o consumidor sente insegurança em comprar na modalidade dropshipping é justamente pelo receio em receber um produto com qualidade inferior ao relatado em fotos e descrições ou mesmo pelo descumprimento de prazos.  

 

6. Priorizar produtos leves e não perecíveis

Produtos para dropshipping às vezes são submetidos a processos mais longos de transporte e entrega, por isso prefira mercadorias leves e não perecíveis. Itens volumosos ou perecíveis podem aumentar os custos e a complexidade do envio.

Há ainda uma necessidade de atenção com a origem dos produtos que você escolhe. Fique sempre atento à legislação e às regras da plataforma que você escolher para montar sua loja.

Produtos que exigem aprovação ou homologação, alguns produtos relacionados à saúde, produtos inflamáveis e produtos químicos, por exemplo, são proibidos para modelos como o dropshipping. Por isso é importante estar atento e bem informado a fim de evitar problemas antes mesmo de construir sua trajetória como um dropshipper de sucesso.

 

7. Verifique sempre a sazonalidade

Escolher produtos com oscilação de procura pela sazonalidade pode não ser uma escolha ruim se sua estratégia estiver pronta para isso. Avalie bem suas possibilidades e, se for o caso, equilibre sua oferta para ter opções variadas e não sentir a variação de temporadas em seu caixa.

Lembre-se também que, uma vez dropshipper, suas entregas estão sujeitas à sazonalidade de seus fornecedores. Por isso, mantenha-se sempre atualizado em relação às datas e calendários de seus parceiros para evitar imprevistos, principalmente nas entregas. Isso certamente o preservará de indisposições com seus clientes.

 

8. Atenda as necessidades do público-alvo

Sua maior referência nesse processo certamente deve ser seu público-alvo. A partir do momento que ele é definido e você tem um perfil traçado, são essas dores, desejos e expectativas que seus produtos para dropshipping deverão solucionar. Por isso, ao longo de suas pesquisas, tenha como foco a compreensão de quais tipos de solução seu público tem buscado e se ele está satisfeito com o que o mercado tem oferecido e como o mercado tem oferecido.

Além disso, mantenha sempre suas informações principais atualizadas e canais de atendimento funcionando. Seu FAQ e links de contato serão os primeiros pontos de conexão quando houver alguma dor ou desconforto que precise ser sanada. Caso encontre dificuldade em contatá-lo, seu cliente certamente potencializará essa dor e a transmitirá para seus parceiros e demais clientes em potencial por meio das redes sociais, por exemplo.  

 

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Tenha paciência com o processo e confie nas análises

No universo do dropshipping, a seleção de produtos é uma etapa fundamental, que caminha em paralelo à escolha do segmento, para o sucesso de sua loja digital. É importante compreender as variáveis envolvidas e determinar qual equilíbrio se adequa melhor aos seus objetivos e recursos de cada estratégia e objetivo de venda.

É sempre válido ressaltar que a escolha de produtos deve ser feita com base em análises aprofundadas, sempre com atenção e com as adaptações pertinentes às características específicas de seu negócio e do mercado escolhido para atuação. Esteja preparado para pesquisar, aprender e ajustar sua estratégia à medida que sua loja de dropshipping evolui.

 


 

💡Leia também:

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