A diversidade e o acesso a diferentes tipos de produtos é um dos fatores que chama muito a atenção nas vendas digitais. Afinal, hoje é possível encontrar quase tudo que se possa imaginar disponível em lojas on-line. Se você precisa de produtos de perfumaria, pode comprá-los em uma infinidade de sites. Se quer peças de carros, outras lojas on-line, com certeza, terão o que você precisa. Se procura por produtos vendidos fora do Brasil, uma busca rápida pode ajudar a encontrá-los.
Mas, mesmo em meio a tantas opções e necessidades, como em todos os segmentos existem os queridinhos, os produtos e serviços que são preferidos pelos consumidores digitais e que mantêm esse posto há bastante tempo.
E um dos grandes destaques são os eletrônicos. Afinal, quem nunca comprou um celular pela internet? Há alguns anos os consumidores descobriram o custo-benefício de comprar eletrônicos on-line e, desde então, esse mercado não para de crescer.
De acordo com uma pesquisa sobre o comportamento do consumidor on-line em 2019, realizada pela Social Miner, essa é a segunda categoria mais comprada em lojas on-line, com 19,7% das compras, e deve ter um crescimento nominal de 8% em 2020. Exatamente. Todas as promoções de celulares, wearables e outros eletrônicos não são em vão - são exatamente esses produtos que os consumidores procuram no e-commerce.
Mas esses não são os únicos dados desse mercado. A pesquisa ainda revelou que esse é o segmento mais procurado e o que mais cresce em datas como a Black Friday. É o 3º que mais gera novos compradores e o segundo mais visitado em 2019.
Em ticket médio, os eletrônicos têm o valor mais alto no e-commerce, cerca de mil reais, enquanto a média das outras categorias não chega nos R$400. Isso justifica o fato de que são os que mais oferecem parcelamentos sem juros e de terem 80% dos pagamentos realizados com cartão de crédito.
Realmente, um grande mercado. Mas, não é de se espantar. Produtos eletrônicos são alguns dos que as pessoas mais consomem e trocam com mais frequência. Isso também faz deles extremamente visados - outro número que apresenta a realidade do segmento dos eletrônicos é o fato de ser o que mais sofre com tentativas de fraude.
Com uma visão geral de um segmento tão importante para o mundo do comércio eletrônico e, é claro, para os consumidores, é importante pensar nas melhores ferramentas para que as vendas e transações sejam as melhores e mais seguras quanto possível. Por isso, algumas soluções podem ser essenciais.
Conheça algumas delas:
Apesar de o cartão de crédito ainda ser o método de pagamento preferido dos compradores digitais - é utilizado em cerca de 67% dos pedidos no e-commerce -, pode trazer alguns impedimentos, principalmente na compra de produtos com um ticket médio mais alto, como é o caso dos eletrônicos.
Por isso, é importante considerar métodos diferenciados que ainda possibilitem parcelamentos. O uso de dois cartões de crédito é um deles, ajudando a superar o limite insuficiente por exemplo. Mas também é possível considerar os boletos parcelados, que já são uma realidade em diversos meios de pagamento on-line.
Como setor que representa o maior alvo das tentativas de fraude na internet, é preciso contar com sistemas que garantam a segurança dos e-commerces que comercializam produtos eletrônicos, principalmente quando se trata das transações financeiras.
E aqui é importante considerar também as taxas de aprovação de pagamentos, que podem ser afetadas por soluções de proteção. É essencial escolher um sistema antifraude que combine a tecnologia da inteligência artificial, que estabelece regras para aprovar ou não pagamentos analisando o perfil e os hábitos dos compradores, e a assertividade da revisão manual, que entra em contato via telefone para evitar o bloqueio de bons compradores.
Produtos com ticket médio alto também custam mais para o lojista, que precisa pagar seus fornecedores. Por isso, contar com um meio de pagamento que ofereça a possibilidade de antecipar os valores a receber, principalmente valores totais de compras parceladas, é essencial para melhorar a gestão e simplificar o fluxo de caixa.
Há soluções que já permitem recebimentos no mesmo dia em que os pagamentos são aprovados na loja on-line.
Outra grande dor dos lojistas que comercializam eletrônicos são os chargebacks, exatamente por conta das tentativas de fraude. Eles acontecem quando o consumidor não reconhece a compra na fatura do cartão de crédito e contesta o pagamento. Ou seja, o e-commerce fica sem o produto e sem o dinheiro.
Com um ticket médio alto, esse prejuízo é ainda maior. Muitas plataformas e meios de pagamento contam com políticas para proteger os vendedores em situações como essa, cada uma de acordo com suas normas. Isso pode ajudar a evitar grandes dores de cabeça.
Vender on-line é um mundo de oportunidades. Se você vende eletrônicos, mais ainda. Para garantir uma ótima experiência com mais segurança, sem dores de cabeça e minimizando ao máximo seus prejuízos, fique atento a essas soluções e invista ainda mais no seu negócio.