Quando procura por um produto on-line, o consumidor quer ter a segurança de saber exatamente o que está comprando. Afinal, diferente de uma loja física, ele não pode tocar, pegar ou experimentar sua compra.
Para ajudar a criar uma experiência mais comum e mais segura, há diversas ferramentas importantes que precisam fazer parte de um e-commerce: boas imagens dos produtos, especificações técnicas, avaliações de outros compradores e, é claro, um bom texto de descrição.
Na modalidade de dropshipping, esses são fatores ainda mais importantes, porque é essencial dar ao comprador todo o tipo de informação que ele precisa para fazer a compra e não ter uma experiência ruim. Quando o cliente recebe o produto e sente que não é aquilo que esperava, pode pedir uma devolução ou, simplesmente, uma contestação de pagamento, o que impacta negativamente a taxa de aprovação de pagamentos do e-commerce e, até mesmo, pode acabar com um bloqueio de conta.
Ou seja, prejudica o lojista e faz com que o comprador não se sinta à vontade para voltar para próximas compras.
Para evitar isso, vamos falar um pouco mais sobre a descrição de produtos e sobre como se esforçar para investir nela é importante para vender mais e melhor no seu e-commerce de dropshipping.
Descrever um produto é dizer ao consumidor o que ele é, o que faz e quais as suas especificações. Ela responde a algumas perguntas, como: que problema resolve, quais seus diferenciais, de que material é feito, de onde vem, quais as suas medidas e como se usa. Para te ajudar, selecionamos 13 dicas para descrever bem seus produtos:
Entender o seu público-alvo irá facilitar a descrição do produto, pois você utilizará a linguagem que ele usa e destacará os pontos que acredita serem importantes. Quando sua descrição é direcionada, maiores serão as chances de atingir as pessoas certas e que estão decididas a comprar.
Agora que você conhece seu cliente é preciso decidir qual tom de voz utilizar na descrição do produto. Se for um público que compra equipamentos médicos, por exemplo, possivelmente terá que utilizar um tom mais sério e técnico. Caso seja a venda de produtos de moda para jovens, a linguagem será mais descontraída e em alguns casos podem ser usadas até expressões populares.
Apesar da sua descrição ser segmentada e rica em informações é necessário que seja objetiva e que responda às principais dúvidas dos compradores. O que não pode faltar na sua descrição são: fotos de boa qualidade, tamanho, peso, cor, matéria-prima, entre outros. Uma ótima dica também é responder a perguntas básicas: para quem é o produto? O que é o produto? Onde é possível utilizá-lo? Quando? Como funciona? Por que é útil?
Não tente enganar seus compradores, eles estão confiando plenamente em você e naquilo que está oferecendo. Isso significa que é preciso ser o mais sincero possível. Coloque fotos em perspectiva na sua loja virtual para que não haja impressão de um tamanho maior do que realmente é, use vídeos e, é claro, crie boas descrições.
Descrições de produtos que são organizadas por tópicos facilitam a leitura. Então, ao separar especificações técnicas, características, vantagens e outras informações, você ajuda o comprador a fazer a leitura e associações de forma mais rápida.
Erros gramaticais não passam uma boa imagem e podem dar a entender que sua loja não tem autoridade naquele assunto, por isso é importante pedir ajuda na revisão de todas as descrições de produtos.
Explorar os recursos visuais é essencial para o comprador ter uma noção real do que é aquele produto. Por isso, use imagens de alta qualidade e que possam ser ampliadas pelo recurso de zoom, com diferentes ângulos. Utilizar vídeos também é uma excelente forma de exibir detalhes, mostrar como é o funcionamento, os acessórios que acompanham o produto, além de dar uma visão geral. Ou seja, não deixa margem para dúvidas!
Transforme sua descrição em uma história, faça conexões do seu produto com a realidade do cliente, como aquele item vai ajudar a melhorar a experiência de vida, de onde vem, como foi feito, por quem foi feito, a inspiração por trás. Enriqueça sua descrição com palavras sensoriais, que são aquelas que ajudam a estimular os sentimentos que o produto tem a intenção de oferecer. Influencie positivamente a decisão de compra do seu cliente com uma boa história.
As pessoas gostam de saber a opinião dos outros para comprovar se o produto vale mesmo a pena. Por essa razão, as avaliações e depoimentos fazem tanto sucesso. Então, não se esqueça de inserir a opção de comentários na sua loja virtual.
Quais são os diferenciais do seu produto? O que irá fazer com que um cliente opte por ele? Tudo isso deve estar presente na sua descrição e vai contribuir para a decisão de compra.
As palavras-chave são importantes para destacar seu produto nos mecanismos de busca. Elas devem ser utilizadas nos títulos, meta descrições, imagens e descrições. Para descobrir quais palavras usar, faça pesquisas em ferramentas como Google Search Console ou Google Keyword Planner, eles vão te dar boas sugestões.
Informações como prazo de entrega, taxas, impostos e outras tarifas devem estar muito claras para o comprador, especialmente se tratando da modalidade dropshipping, que geralmente envolve prazos maiores.
A essa altura sua descrição ficará completa e atrativa, mas para não restar nenhuma dúvida em relação à política de devolução de produtos, disponibilize um link com todas as informações, qual é o prazo de devolução, o que é de responsabilidade do comerciante e do comprador.
Cada um desses fatores é importante para que você garanta uma boa experiência de compra para seus clientes e evite problemas com devoluções e chargebacks - que podem acabar levando ao bloqueio da sua conta. Ou seja, você investe para que o funcionamento da sua loja digital seja sempre o melhor possível.
Preste atenção em como estão as descrições de produtos no seu e-commerce de dropshipping. Planeje-se e faça os ajustes necessários, crie uma estratégia. Isso, certamente, trará bons resultados.