- Introdução
- Vai começar um negócio? Por que vender no Mercado Livre?
- O que é o Ecossistema Mercado Livre?
- Quais as vantagens de vender no Mercado Livre?
- Como vender no Mercado Livre pela primeira vez
- 8 formas de extrair o melhor do ecossistema Mercado Livre em suas vendas
- Abra agora mesmo sua loja online gratuita no Mercado Livre e comece a vender!
Como começar um negócio com a ajuda do ecossistema Mercado Livre
Começar um negócio do zero não é tarefa fácil; há quem diga que os desafios são inúmeros, como falta de experiência, conseguir planejar estratégias para destacar o negócio, lidar com custos, além da gestão e organização de todos os processos, incluindo do estoque e fornecedores.
No entanto, a boa notícia é que, embora isso esteja longe de ser uma jornada simples, empreender não é uma missão impossível. Com dedicação, aprendizado contínuo e persistência, é possível superar esses obstáculos e alcançar o sucesso empresarial.
Atualmente, no Brasil, há diversas oportunidades para quem está começando. De acordo com o Sebrae e com a Receita Federal, o Brasil obteve 868 mil novos negócios no primeiro semestre de 2023. Além disso, de acordo com uma pesquisa feita pelo Global Entrepreneurship Monitor (GEM), havia mais de 93 milhões de brasileiros envolvidos com o empreendedorismo.
Esse crescimento exponencial do número de novos negócios nos últimos anos é reflexo direto das ferramentas e tecnologias disponíveis, que não apenas facilitam a abertura de empreendimentos, mas também oferecem suporte fundamental na gestão administrativa e financeira.
Essas soluções têm sido essenciais para garantir um crescimento saudável e sustentável, mesmo diante das constantes mudanças no cenário empresarial. E por falar nisso, uma das plataformas que se destaca nesse contexto é o Mercado Livre, uma das maiores no ramo do comércio eletrônico na América Latina, que é considerada o parceiro de quem quer começar um negócio.
Além de ser uma ferramenta de vendas reconhecida, o Mercado Livre oferece um ecossistema completo para você ter um negócio de sucesso, fornecendo soluções financeiras e uma gama de serviços adaptáveis ao seu nicho de atuação. E tem mais: a plataforma conta com um suporte eficiente e uma estrutura integral, tornando todo o seu processo de vendas mais tranquilo, seguro e produtivo — ideal tanto para empreendedores iniciantes quanto para os mais experientes.
Vai começar um negócio? Por que vender no Mercado Livre?
Você vai começar um negócio e não sabe como dar o primeiro passo? Calma, muitos empreendedores iniciantes já estiveram nessa fase e, hoje, possuem lojas presenciais e e-commerces de sucesso graças a parceiros com soluções dinâmicas, seguras e simples de usar.
Ter o amparo de uma grande empresa como o Mercado Livre, por exemplo, pode oferecer uma base sólida para o sucesso do seu novo negócio. Além de conferir credibilidade ao seu empreendimento, essa parceria proporciona acesso a uma ampla base de clientes, oferece tecnologia de ponta para garantir transações seguras, disponibiliza soluções financeiras eficazes e, não menos importante, proporciona suporte contínuo, facilitando um crescimento saudável e consistente.
Sobre esses benefícios, um dos que mais preocupa e se torna prioridade para os donos de negócio é ganhar credibilidade com seus clientes, justamente por influenciar no alcance do sucesso e o crescimento do seu negócio, impulsionando as vendas, fortalecendo relacionamento com os clientes e proporcionando vantagens competitivas no mercado de atuação. Logo, ao estabelecer uma parceria estratégica com empresas renomadas como o Mercado Livre, os consumidores tendem a associar a sua loja a uma imagem ainda mais positiva.
Em outras palavras, a boa reputação dos seus parceiros é extremamente importante, pois muitos consumidores depositam sua confiança nelas, o que impacta na tomada de decisão de compra, principalmente nas online. Prova disso é um estudo realizado pela Opinion Box em parceria com a Buscar ID, afirmando que 45% dos consumidores pesquisam sobre as empresas e negócios que desejam realizar alguma compra no Google, principalmente em questão de compras online.
Além disso, cerca de 73% buscam informações sobre a reputação da empresa antes de finalizar a compra, mostrando como é importante garantir boas parcerias, mas, acima de tudo, continuar investindo na qualidade de seus processos, desde a escolha dos produtos e a forma como faz sua divulgação e venda digital até o atendimento ao cliente.
E para quem tem o Mercado Livre como parceiro, isso se torna muito mais fácil.
Com uma presença forte em 18 países da América Latina, o marketplace oferece uma estrutura completa e consistente para quem deseja começar a empreender de forma simples e segura. E no Mercado Livre você tem acesso a diversas ferramentas para vender e impulsionar as vendas do seu negócio que vão desde a plataforma para apresentar seus produtos, até um espaço exclusivo direcionado à capacitação gratuita para criação de campanhas de anúncios online.
No entanto, sem um planejamento cuidadoso, estratégias claras e uma organização eficaz, seu empreendimento pode ficar vulnerável a uma série de riscos e desafios, comprometendo seu sucesso. Portanto, é fundamental dedicar tempo e esforço à preparação do seu negócio e buscar apoio sempre que necessário para aumentar suas chances de prosperidade.
Nesse contexto, o Mercado Livre se destaca como um parceiro indispensável, oferecendo não apenas recursos tecnológicos, mas também suporte e orientação para alcançar seus objetivos empresariais com mais segurança e eficácia.
Você sabia?
73% dos consumidores buscam informações sobre a reputação da empresa
O que é o Ecossistema Mercado Livre?
Vamos falar dele, o famoso e completo Ecossistema Mercado Livre, uma rede de apoio essencial para inúmeros empreendedores em toda a América Latina. Este ecossistema abrange uma variedade de serviços, recursos e oportunidades concebidos para fortalecer a presença de negócios em qualquer mercado e impulsionar suas vendas de forma contínua.
O Ecossistema Mercado Livre oferece tudo o que você precisa para impulsionar o sucesso do seu negócio. E com uma abordagem estratégica, é possível aproveitar cada uma de suas partes para alavancar o crescimento da sua empresa. Descubra como fazer isso:
- Mercado Livre: vamos começar pelo filho primogênito desse ecossistema. O Mercado Livre é o marketplace e plataforma líder em questões de comércio eletrônico de toda América Latina. Além de atender milhões de usuários diariamente, ainda é possível criar um mercado online com uma grande variedade de bens e serviços disponíveis de forma eficiente, segura e simples. Quem nunca falou “vou dar uma olhada no Mercado Livre” ou “minha compra do Mercado Livre chegou”? Pois é, de acordo com a comScore Networks, o Mercado Livre se consolidou como a plataforma de consumo com o maior número de visitantes nos lugares em que atua.
- Mercado Envios: criado em 2013, o Mercado Envios é a unidade de negócios responsável por oferecer soluções em logística, melhorando a experiência de milhares de vendedores e compradores que utilizam o Mercado Livre. Seu principal objetivo, por meio da tecnologia e inovação que todo o ecossistema apresenta, é otimizar processos de entrega, criando uma rede logística efetiva e que preste um serviço de entrega com excelência. Principalmente para quem vende online, a entrega é muito importante, envolvendo tempo de entrega e transporte até a casa do cliente; por isso, é fundamental contar com o Mercado Envios.
- Mercado Pago: ele é o banco digital parceiro do Mercado Livre, e seu também, é claro! O Mercado Pago oferece muito mais que soluções financeiras para o seu negócio, ele também oferece uma verdadeira experiência de compra para seus clientes. Com inúmeros meios de pagamento para você vender de forma presencial e online, o banco digital ainda oferece diversas formas para você administrar seu dinheiro, que você recebe na hora, logo após a venda, além de mais segurança e facilidade para vender seus produtos.
- Empréstimos Mercado Pago: nada como contar com uma solução de empréstimo para investir no começo do seu negócio, não é mesmo?! O Empréstimo Mercado Pago oferece linhas de empréstimos personalizadas para empreendedores, 100% online e na hora, além de ser totalmente transparente e você saber sempre quanto terá que pagar pelas parcelas.
- Mercado Shops: para você que possui um negócio online, essa plataforma é essencial. O Mercado Shops permite que você crie uma loja online, de forma simples e dinâmica e ainda com todos os benefícios que o ecossistema pode oferecer. O grande objetivo do Mercado Shops é possibilitar que os empreendedores tragam os seus negócios para a internet, vendendo online com mais tecnologia e segurança.
- Mercado Ads: quem não é visto, não é lembrado, não é mesmo?! Se você já ouviu essa frase saiba que ele representa a realidade, principalmente no mundo dos negócios e na alta concorrência do mercado digital. E com o Mercado Ads, isso não é problema. A plataforma desenvolve diversas soluções de publicidade para quem vende pelo Mercado Livre, permitindo que você aproveite o volume de visitas em sua loja no marketplace.
Além dessas soluções e plataformas direcionadas para produtos do dia a dia, o Mercado Livre também permite que os empreendedores anunciem veículos, imóveis e serviços através do Mercado VIS (veículos, imóveis e serviços). E neste modelo de negócio, diferente das outras soluções da plataforma, você paga um preço fixo mensal para anunciar e não é cobrado comissão por venda. O grande objetivo é acompanhar os consumidores em grandes decisões de compra.
Na questão dos veículos, essa categoria foi projetada para compra, reserva e venda de automóveis, motocicletas e outros veículos. Por exemplo, os consumidores podem reservar veículos novos ou usados a partir de um pagamento do valor no anúncio. Já em relação aos imóveis, a especialidade gira em torno da venda e do aluguel de imóveis na região do empreendedor. O objetivo é ser um parceiro estratégico do setor imobiliário, ajudando a impulsionar seus negócios com tecnologia.
E em relação à oferta de serviços, essa categoria segue o modelo de negócios de classificados, contando com 18 categorias e 120 subcategorias específicas. Além disso, para este modelo de negócio, ele opera em um modelo não transacional, no qual as transações são concluídas fora da plataforma principal. Isso proporciona uma ampla gama de opções para os usuários, permitindo que eles encontrem exatamente o que precisam em termos de serviços específicos, enquanto mantêm a flexibilidade de concluir transações de acordo com suas preferências individuais.
Quais as vantagens de vender no Mercado Livre?
Com tantas soluções, serviços e oportunidades, fica fácil começar um negócio com o ecossistema do Mercado Livre, certo?! O ecossistema completo do Mercado Livre oferece aos empreendedores uma solução integrada e conveniente para atender todas as necessidades de quem vende online e presencialmente, permitindo que você foque no que importa: o crescimento do seu negócio.
Além disso, todas essas soluções simplificam seus processos de vendas, reduzem os custos e melhoram a experiência de compra para os seus clientes, sem você precisar se preocupar com a complexidade de gerenciar múltiplos fornecedores.
Ou seja, já dá para perceber que montar a sua loja com a ajuda de um ecossistema completo te permite uma gestão integrada, sem falhas e mais simplificada, na qual você controla por meio de uma só conta, o que agiliza as suas vendas e, claro, seu recebimento na hora.
Vamos conhecer outras vantagens:
Maior visibilidade
no mercado
Com o ecossistema Mercado Livre, você conta com mais visibilidade simplificada para seu negócio, graças à enorme base de usuários e a robusta infraestrutura de todas as soluções e serviços. Imagine que você revende joias pelo Mercado Livre, com o Mercado Ads você pode criar anúncios atraentes para seus clientes, consolidando mais vendas através do Mercado Pago e ainda utilizar o Mercado Envios para realizar suas entregas de forma segura e rápida.
Experiência de compra
e venda simplificada
A experiência é um dos grandes pilares na hora de começar um negócio e com o Mercado Livre, é possível favorecer tanto os seus clientes, como suas vendas também. Por exemplo, com o Mercado Pago, você garante vendas seguras e recebimento na hora e com o Mercado Envios, você pode entregar mais experiência para seus clientes, se tornando referência no mercado.
Alto volume de acessos
ou alta demanda
Com o ecossistema conectado 100% ao seu negócio, independente de seu segmento, você consegue um alto volume de acessos e demandas de vendas através da plataforma. Na grande maioria das vezes, o consumidor já faz a busca pelo produto desejado diretamente no Mercado Livre, utilizando a plataforma como buscador e, na finalização da compra, como realizador de suas necessidades.
Diversidade nos
meios de pagamento
Oferecer diversos meios de pagamento garante que você não perca vendas e ainda atenda as necessidades dos seus consumidores. No ecossistema do Mercado Livre, as soluções de pagamento aceitam os principais meios de pagamentos utilizados, sendo cartão de crédito e débito, Pix, boleto, pagamento por código QR, saldo no Mercado Pago e parcelamento. Por exemplo, você pode vender itens de papelaria em um e-commerce através do checkout e parcelar as compras maiores.
Ecossistema completo
para venda
Nada como contar com tudo em um só lugar. Com o ecossistema do Mercado Livre, você garante espaço para vendas, soluções e ferramentas para vender, gerenciar e investir no seu negócio, plataforma de anúncios e sistema de entregas dinâmico, tudo em um único lugar e com um único acesso.
Maior segurança
nas transações
O Mercado Livre é amparado por um sistema antifraude completo e muito seguro, tanto para quem vende, como para quem compra. Além disso, todas as soluções do seu ecossistema possuem a mesma proteção antifraude, como o Mercado Pago, que oferece transações com um alto nível de segurança, reduzindo drasticamente a possibilidade de fraudes.
Mais credibilidade
no mercado
Através do ecossistema do Mercado Livre, é viável estabelecer uma relação de confiança sólida com os clientes, ao mesmo tempo em que se fortalece a reputação da marca no mercado. Além disso, essa parceria facilita o acesso a potenciais investidores, aumenta a capacidade de resistência a crises e abre portas para uma ampla gama de oportunidades de crescimento.
Possibilidade de muitas
vendas e baixo investimento
Com o ecossistema do Mercado Livre, é possível aumentar suas vendas de forma exponencial, utilizando diversos canais de comunicação e ainda fazer isso com baixo custo, uma vez que a abertura de uma loja no Mercado Livre ou uma Conta Mercado Pago, por exemplo, é feita de forma gratuita.
Como vender no Mercado Livre pela primeira vez
Agora que você já conhece todas as vantagens em vender no Mercado Livre e contar com o ecossistema para seu negócio se destacar, está na hora de começar a vender pelo marketplace.
Fazer isso pela primeira vez é um processo bem simples e rápido. E tem mais, quem realiza o cadastro para iniciar as vendas pode fazê-lo como pessoa física ou pessoa jurídica.
Aliás, vale pontuar que além de ser simples e rápido montar seu negócio no Mercado Livre, é possível usufruir dos mais diversos benefícios que esse ecossistema completo oferece, a começar pelo alcance que sua marca passa a ter na plataforma e a segurança.
Quer garantir tudo isso ao seu negócio? Então, saiba como começar a vender pelo Mercado Livre:
Para criar sua conta no Mercado Livre:
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Acesse o site do Mercado Livre;
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Selecione a opção "Crie a sua Conta";
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Insira os dados solicitados de acordo com o tipo de cadastro (PF ou PJ);
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Confirme seus dados e pronto! Sua loja já estará pronta.
Para começar a vender:
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Acesse sua conta;
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Selecione a opção "Vender" em seu perfil;
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Escolha os produtos que deseja anunciar em sua conta;
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Preencha as informações de cada produto e comece a vender.
8 formas de extrair o melhor do ecossistema Mercado Livre em suas vendas
Como você já sabe o passo a passo para abrir e começar a vender no Mercado Livre utilizando o ecossistema completo, está na hora de colocar a mão na massa e explorar essas soluções! Afinal, para você aproveitar o que tem de melhor no ecossistema do Mercado Livre, o primeiro passo é saber como fazer isso de forma estratégica, pensando sempre no sucesso do seu negócio.
Além disso, é muito importante que você conheça cada solução, tendo consciência de como ela funciona. Assim, é possível garantir que o seu cliente tenha a experiência de compra que ele deseja: completa, segura e adaptável às suas necessidades.
Confira algumas formas estratégicas para fazer isso:
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Estude as ferramentas disponíveis
Como dito antes, conhecer e estudar todas as ferramentas do ecossistema é essencial para que você, primeiro: saiba como funciona para aplicar no seu tipo de negócio, não correndo o risco de utilizar algumas soluções de forma errada. E depois, para oferecer uma experiência melhor ao seu cliente. Lembre-se que o sucesso do seu negócio e de suas vendas depende muito da experiência do seu cliente, pois é ele que pode retornar ao seu negócio e comprar mais, e avaliá-lo na internet.
Portanto, antes de utilizar as soluções do ecossistema, procure conhecê-las um pouco mais e ganhar confiança para usá-las e até para explicá-las para seus clientes. Por exemplo, ao utilizar o Mercado Envios, você sabe que pode oferecer aos seus clientes opções de frete rápido e rastreável. Então, procure saber como utilizar esses benefícios de forma estratégica e informe seus clientes sobre essa possibilidade, aumentando a confiança em sua loja e até suas vendas.
Avalie as melhores opções para seu negócio
Essa informação é para quem está começando a explorar o mundo das vendas online. Ao dar os primeiros passos no mercado virtual, você se depara com diversas opções de venda, como através de um e-commerce ou das redes sociais. No entanto, ao entrar no ecossistema do Mercado Livre, é necessário decidir como deseja realizar suas vendas, levando em consideração o segmento do seu negócio, suas preferências e a facilidade que seus clientes terão ao comprar na sua loja.
Dentro deste ecossistema, você tem duas opções principais: vender diretamente pelo Mercado Livre ou criar uma loja personalizada no Mercado Shops.
Na primeira opção, você pode vender seus produtos, promovê-los com a ajuda do Mercado Ads e utilizar o Mercado Pago para concluir as transações. Ao optar por vender pelo Mercado Livre, sua loja já está automaticamente disponível, sem a necessidade de personalização.
Por outro lado, se você preferir utilizar o Mercado Shops, pode personalizar sua loja de acordo com sua visão. Por exemplo, se você vende capinhas e acessórios para celular, pode criar uma identidade visual exclusiva para sua loja, utilizar o Mercado Shops para promover seus produtos, anunciar através do Mercado Ads e processar suas vendas com o Mercado Pago.
Invista em boas práticas de venda
Para garantir mais vendas, seja de forma presencial ou online, é preciso investir em boas práticas de vendas para se certificar que seus clientes tenham exatamente o que precisam e na hora que precisam, além da sua loja estar organizada, ficando mais fácil para sua gestão.
Procure tirar boas fotos para incluir em anúncios. Elas precisam ter uma boa iluminação e mostrar os detalhes do produto. E na hora de fazer a sua divulgação, descreva o produto em detalhes, incluindo informações sobre a sua matéria-prima, processo de desenvolvimento, cores e texturas.
Outro ponto importante é saber exatamente a quantidade de produtos que estão em estoque, para evitar que os seus clientes façam a aquisição de itens que não estão mais disponíveis, gerando frustração e uma falha na comunicação entre empresa e cliente.
Para ilustrar, se você comercializa produtos para cabelo, como tinturas, online, as imagens devem oferecer uma visão completa do produto, tanto dentro quanto fora da embalagem, e, se possível, mostrar a cor fora do recipiente para garantir fidelidade. Além disso, na descrição do produto, é fundamental incluir o nome da sua marca, a quantidade (por peso ou volume), bem como instruções claras de uso, os benefícios para o cabelo e a composição do produto.
Também é essencial informar as cores disponíveis da tintura e a quantidade em estoque para orientar os clientes de forma abrangente.
Ofereça um bom atendimento
Oferecer um bom atendimento ao cliente é essencial para ganhar a sua confiança e começar um relacionamento com ele. Pense em como você gostaria de ser tratado em um atendimento ao cliente e coloque-se no lugar do seu consumidor. Afinal, todos esperam um atendimento educado, rápido e que realmente resolva os problemas ou questionamentos.
Respostas rápidas e soluções de dúvidas nos canais de atendimento serão o seu foco; por isso, é importante estar preparado. Por exemplo, você vende bolsas e mochilas em uma loja física, mas possui um Instagram, no qual coloca as fotos dos seus produtos e divulga suas promoções.
Através do direct do Instagram, algum cliente pode entrar em contato perguntando sobre as cores de uma mochila e as condições de parcelamento. Neste atendimento, seja cordial e procure responder às perguntas do seu cliente de forma rápida e solucione todas as suas dúvidas.
Ah, neste tipo de situação ter um chatbot também pode ajudar a tornar esse processo mais rápido e eficiente, mas nada de substituir o atendimento humanizado e personalizado ao seu cliente.
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Ofereça meios de pagamentos diversos
Através do ecossistema Mercado Livre, é possível oferecer uma variedade de opções de pagamento do Mercado Pago para seus clientes, incluindo alternativas de parcelamento.
Por exemplo, se você realiza vendas presenciais, é possível usar as maquininhas Point para aceitar diferentes formas de pagamento, incluindo cartão de débito e crédito, Pix e até mesmo vale-alimentação e refeição, tudo isso sem custo de aluguel ou taxas de adesão. E se você quer mais praticidade, sem precisar de um dispositivo para cobrar seus clientes, é possível transformar seu celular em uma maquininha através do Point Tap, que permite pagamentos por aproximação diretamente do seu dispositivo, utilizando a tecnologia NFC (Near Field Communication).
Você também pode disponibilizar em sua loja o Código QR e Pix do Mercado Pago, que permite transações rápidas e seguras, facilitando suas vendas. É mais praticidade ao seu cliente e sua loja.
Então, imagine que você possui uma loja que vende acessórios para bicicletas e os clientes precisam ir até ela para verificar os produtos que desejam adquirir de perto. Para finalizar uma venda é possível investir tanto na maquininha Point e na tecnologia Point Tap instalado em seu celular, como também disponibilizar um totem com o código QR para seu cliente fazer um Pix.
Agora, se você vende através das redes sociais ou com uma loja online, você pode contar com o Link de Pagamento Mercado Pago, enviando o link para seus clientes através de chats ou para eles aproveitarem as vantagens do pagamento pelo WhatsApp. E tem também o Checkout Mercado Pago para usar na sua loja online, garantindo vendas mais seguras e rápidas, além de integração simples.
Outra opção é o Assinaturas Mercado Pago, em que você pode fazer planos de assinaturas para seus clientes pagarem de forma recorrente. Por exemplo, se você oferece serviços de aulas de yoga em casa, pode criar um plano de assinatura de seis meses a um preço acessível para seus clientes.
E não para por aí, viu?! Além de todas essas opções de pagamento, você pode gerenciar todas as suas vendas e atividades comerciais em um só lugar, através da Conta Mercado Pago. Assim, além de receber seu dinheiro na hora em sua conta PJ, você também garante a segurança das transações financeiras realizadas em seu negócio, tudo isso com recursos antifraude de alta eficiência.
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Mercado Livre Ads
Os anúncios são realmente a cara do negócio. Afinal de contas, para a sua loja aparecer para o público, é preciso desenvolver anúncios estratégicos e atraentes. Para isso, o Mercado Ads não falha, você pode usá-lo para impulsionar suas vendas, alcançando mais clientes e ter mais oportunidades de vendas para seu negócio.
Imagine que um cliente que pesquisou sobre coleiras para cachorros chegou até você através de anúncio do seu negócio para pets no Mercado Livre. Dessa forma, é só finalizar a compra.
Agora, se você não tem prática em anúncios, nada está perdido, porque a plataforma possui o Mercado Ads Academy, um espaço com cursos interativos que permitem que os empreendedores que vendem pelo Mercado Livre possam se capacitar em Product Ads (campanhas de anúncio online). São cursos 100% grátis e você pode se capacitar quando e onde quiser, através da internet.
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Disponibilize a opção de entrega rastreável
Talvez a maior ansiedade do seu cliente seja a hora que o produto chega até a sua casa. Até porque, quem nunca ficou esperando um produto chegar logo em casa? E com o ecossistema do Mercado Livre, você pode acabar com a ansiedade do seu cliente de forma simples.
Através do recebimento rápido, popularmente chamado como “full” no Mercado Livre, disponibilizado pelo Mercado Envios, você pode oferecer a entrega rastreável, permitindo que seu cliente veja exatamente onde o produto está e em quanto tempo ele chegará em sua casa.
Essa opção transmite mais credibilidade ao seu negócio. Por exemplo, se você vende pulseiras artesanais pelo Mercado Livre e o cliente optou pelo envio “full”, verifique se tem estoque pronto e, se tiver, embale o mais rápido possível, envie para seu cliente e disponibilize o código de rastreio para ele verificar em quanto tempo a pulseira chegará em seu endereço. -
Faça análises pelo aplicativo
Mas depois de todas essas estratégias de vendas, como vou saber se estou “colhendo os frutos” do meu esforço? Ao apostar em um ecossistema completo, é possível ter acesso a ferramentas que auxiliam na análise completa de todas as ações implementadas em seu negócio.
Aliás, a centralização de todas as vendas em um único ecossistema facilita uma análise detalhada dos dados e uma gestão mais eficiente das vendas. Isso permite ajustes de preços, otimização de descrições de produtos, adaptação de estratégias e planejamento de expansão, se necessário.
E através do aplicativo do Mercado Pago, por exemplo, você pode verificar todos os dados de suas vendas, além de conseguir analisá-las por tempo específico, observando se elas aumentam ou diminuem neste período. Além disso, você conta com um dashboard de vendas completo para organizar a gestão de suas vendas, diminuindo as chances de ter dores de cabeça.
Imagine que você tem uma loja física que comercializa utensílios de cozinha, e também faz suas vendas com auxílio de uma loja virtual e as redes sociais da sua marca. Com o aplicativo do Mercado Pago, você pode monitorar a origem das vendas, o método de pagamento utilizado e até mesmo avaliar se as vendas aumentaram ao estruturar um calendário de datas comemorativas.
Abra agora mesmo sua loja online gratuita no Mercado Livre e comece a vender!
Ter um parceiro experiente e abrangente como o Mercado Livre ao iniciar um negócio do zero, não tem preço. Afinal de contas, além de ter acesso a uma variedade de ferramentas, benefícios e oportunidades, você também está construindo uma trajetória de sucesso para seu negócio e pode expandi-lo com mais segurança e consistência, se fortalecendo no mercado.
Abrir uma loja de forma gratuita e ainda contar com o meios de pagamento do Mercado Pago também ajuda o seu negócio a se destacar no mercado, facilitando as suas vendas, trazendo mais experiência de compra para seu cliente e oferecendo segurança para você e para quem compra em sua loja, seja no Mercado Livre ou no Mercado Shops.
Então, o que está esperando? Não perca tempo e abra agora mesmo sua loja online no Mercado Livre, expandindo as possibilidades de sucesso para seu negócio!