O plano da academia, as mensalidades da escola e cursos, o acesso ilimitado às plataformas de música, filmes e jogos e tantos outros clubes de assinatura. Em comum, esse modelo de negócio tem atraído milhares de consumidores e se tornado uma oportunidade para fidelizar clientes a longo prazo.
Só para ter uma ideia, em 2021, uma pesquisa feita pela Betalabs indica que os clubes de assinatura brasileiros cresceram 32% no primeiro trimestre de 2021 em relação ao mesmo período do ano anterior - foram 350 novos negócios criados.
Quer saber como criar um clube de assinatura? A seguir, explicamos tudo o que você precisa saber para aproveitar essa tendência.
Os clubes de assinatura, diferentemente das vendas pontuais do varejo, exploram a experiência e fidelização dos compradores. Na prática, os clientes recebem os produtos ou serviços através das entregas feitas em casa, acessam alguma plataforma digital ou ambiente físico.
Para viabilizar tudo isso, os pagamentos recorrentes são a modalidade de cobrança periódica e automática. Assim, o consumidor escolhe o método de pagamento de sua preferência e passa acessar continuamente o serviço ou produto no período e valor estabelecido do clube de assinatura, plano ou mensalidade - como achar melhor chamar.
Descubra como ter um bom clube de assinatura e como ele pode garantir mais vendas.
A lista de vantagens dos clubes de assinatura é extensa tanto para quem vende quanto para quem compra. Por exemplo, o empreendedor, além de fidelizar clientes, consegue melhorar a gestão financeira e ter um controle de estoque mais eficiente.
Apesar disso, para conseguir um modelo de negócio realmente promissor, é importante ter alguns pontos de atenção. Veja agora o que você não pode deixar de fora do seu planejamento.
Hoje, os produtos e serviços escolhidos em clubes de assinatura são os mais diversos possíveis: cervejas artesanais, alimentos para café da manhã, produtos de beleza, livros e assim por diante. Com tantas possibilidades, é importante que você saiba analisar o que faz sentido para seu público-alvo.
Quando você conhece seus concorrentes, é possível visualizar e implementar diferenciais competitivos para seu negócio. Por exemplo, quer fazer entregas de produtos selecionados de cosméticos. Antes de colocar isso em prática, planeje como consegue gerar valor para se destacar.
Entre as estratégias, você pode pensar em parcerias ou identificar os pontos de dores da sua concorrência expostos pelos clientes em canais de reclamação, como Reclame Aqui.
No quesito clube de assinaturas, não basta ser bom. Se seu cliente quiser somente o bom, ele compra pontualmente. Por isso, a logística das vendas recorrentes precisa ser impecável. Por exemplo, se sua solução estiver em um aplicativo, coloque o rastreamento da compra para que o cliente acompanhe toda a jornada de envio.
Outros questionamentos podem ser feitos nessa etapa: consegue entregar em todo território nacional? Estado? Cidade? Quais bairros? Tudo depende do produto que você oferece e como será feito o envio.
Como os clubes de assinatura precisam de um meio de pagamento para automatizar o processo de cobrança, é preciso contar com uma ferramenta que garanta a melhor experiência para você e seus clientes. Por isso, certifique-se que a solução aceita todas as bandeiras de cartão de crédito para que todo tipo de comprador possa ter acesso ao que você oferece.
Além disso, veja se você tem ferramentas importantes para sua organização e segurança, como proteção contra contestações de pagamento, sistema antifraude e relatórios completos das operações.
Como você percebeu, seu cliente não quer apenas comprar um produto ou serviço, mas deseja também comodidade e conveniência. Então, sua empresa precisa se preparar para surpreender com experiências e uma jornada impactante.
É importante dar espaço para que seu assinante faça sugestões e possa apontar melhorias no processo. Isso pode ser feito através de uma pesquisa de satisfação, as conhecidas NPS.
Assim, você saberá se está no caminho certo ou se precisará fazer ajustes com fornecedores, logística, preço ou tecnologia.
Os clubes de assinatura podem ser exatamente o que o seu negócio precisa para oferecer uma experiência de compra que vai atrair ainda mais clientes. Aprenda mais sobre esse modelo de negócio e explore todas as vantagens dos pagamentos recorrentes.