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A importância do checkout nas vendas de e-commerce dropshipping

Caixa de um produto do e-commerce dropshipping

Atualmente, as vendas online representam mais de 70% do varejo digital global. Segundo uma pesquisa realizada pelo Panorama Mobile Time e Opinion Box, 91% dos brasileiros que possuem smartphone já compraram pela internet. 
Em 2021, a estimativa é que o e-commerce cresça 26%, atingindo um faturamento de R$ 110 bilhões. Este é um cenário bastante promissor para quem deseja empreender no mundo digital, mas conta com poucos recursos.

 

 

É o caso de quem pretende investir na modalidade de e-commerce dropshipping, que, de maneira bem resumida, é quem faz a venda sem estoque, redirecionando produtos do AliExpress, Wish e Shein, por exemplo. 

Este modelo de negócio tem as suas vantagens, mas também reserva alguns desafios, como o processo de checkout, que se torna ainda mais importante, visto que o cliente precisa ter todas as informações necessárias e se sentir seguro para finalizar a compra. 

 

Por que é importante investir em um bom processo de checkout no dropshipping?


Uma das vantagens do dropshipping é atrair compras por impulso, graças à facilidade de poder ofertar produtos inovadores e preços mais acessíveis. Sabendo desse apelo, os vendedores mais experientes já estão acostumados a trazer informações atrativas e persuasivas focadas em geração de tráfego e conversão no dropshipping. 

No entanto, só chamar atenção do consumidor não é o suficiente. Além disso, é importante contar com um bom processo de checkout para não perder o comprador que já chegou na sua loja, mas pode desistir do impulso inicial, assim que encontrar etapas longas e confusas para finalização do pedido. 

 

9 dicas para um checkout eficiente no seu e-commerce dropshipping


Como qualquer outro tipo de negócio, o dropshipping também tem suas preocupações e, sobretudo, características específicas. Para superar as dificuldades e ter resultados satisfatórios, é importante se atentar a alguns pontos. Veja as principais estratégias que podem ser adotadas: 

 

1. Ofereça informações claras no seu site


Dificilmente, lojas físicas desorganizadas chamam a atenção. O mesmo vale para o e-commerce, principalmente dropshipping. Sabendo disso, organize as suas informações de forma que o consumidor consiga encontrar tudo que precisa facilmente. Por exemplo, produtos separados por categorias e filtros que podem contribuir para uma boa experiência de compra.

 

2. Disponibilize o código de rastreio e informe o prazo de entrega


Apesar da entrega não ser responsabilidade do dropshipping, garantir que os produtos cheguem no prazo correto para os compradores deve ser uma preocupação.

Por isso, é importante controlar o envio das mercadorias através dos códigos de rastreio e repassá-los aos clientes, para que possam acompanhar o status da entrega.

 

3. Tenha um bom canal de atendimento


Mesmo deixando todas as informações claras, os compradores podem ficar com algumas dúvidas em relação às compras, transações realizadas ou, até mesmo, sobre os produtos.

Você resolve o problema com um canal de atendimento para perguntas ou reclamações. Isso, além de ajudar na conversão da visita em compras, também evita cancelamentos.

 

4. Faça uma política de cancelamento de compras


Tanto o vendedor como o comprador se sentem mais seguros quando existe uma política de cancelamento. Afinal, ela deixa claro como funcionará o processo de troca e devolução no momento da compra, caso necessário.

O consumidor fica tranquilo e o lojista também se protege contra eventuais abusos.

 

5. Resolva problemas e evite erros corriqueiros


Obviamente, ninguém gosta de reclamações. Mas esteja preparado para elas e encare pelo lado construtivo, ou seja, uma forma de você corrigir o que está errado.

Sendo assim, faça o possível para responder às críticas, disponibilizando o máximo de segurança e informações. Peça desculpas pelos inconvenientes e mantenha um bom relacionamento, reconhecendo seus erros e oferecendo maneiras de recompensar o comprador. 

 

6. Fique atento ao nome da sua loja no meio de pagamento


É indispensável checar como está cadastrado o nome da sua loja no meio de pagamento, porque é assim que aparecerá na fatura. Se o nome for muito diferente ou sem sentido, o cliente poderá não reconhecê-lo e pedir contestação de pagamento.

 


7. Disponibilize a opção "Revisão de compra"


Muitas vezes, o consumidor tem problemas na hora de fazer a compra em um e-commerce por conta da falta de clareza na sua jornada.

Por isso, revise o processo de compra e pagamento do seu dropshipping e garanta que todas as informações necessárias estejam disponíveis para que os compradores não tenham dúvidas na hora finalizar a transação. 

 

8. Ofereça diversos métodos de pagamento no checkout


É importante contar com os mais variados métodos de pagamento: cartão de crédito, boleto, Pix, boleto parcelado, cartão de débito virtual da caixa, carteira digital e pagamento na lotérica. 

Com eles, é possível aumentar as taxas de conversão porque atendem vários perfis de consumidores online. Além disso, beneficia quem vende que pode aproveitar as melhores condições e ter dinheiro mais rápido com custos menores. 

 

9. Faça gestão de conta do meio de pagamento


Além de oferecer vários métodos de pagamento que ampliam as opções e facilitam a compra e venda, é essencial garantir uma boa gestão do meio de pagamento do seu dropshipping. Você faz isso verificando se as etapas de validação foram cumpridas e se as funções pertinentes relacionadas à segurança foram ativadas.

Assim, fica mais fácil evitar bloqueios por insegurança, entender e corrigir as recusas de pagamentos. Isso traz diversos benefícios, como aumento gradativo de aprovações e atendimento pós-venda eficiente. Em alguns casos, até liberação de linha de crédito por tempo de uso. 

 

Invista em boas práticas e aumente as taxas de conversão do seu dropshipping


O comprador de dropshipping está acostumado com longos prazos de entrega, mas isso não significa que não precisam de informações sobre o status do pedido.

Por isso, não esqueça de mantê-los bem informados, oferecer um bom atendimento e ser transparente.

 

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Escrito por:

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