Conexão Mercado Pago

Ano Novo Chinês: como essa data impacta seu dropshipping

Escrito por Equipe Mercado Pago | Jan 21, 2022 12:00:00 PM

Quem tem um negócio dropshipping, com produtos importados da China, deve ficar atento aos feriados do país. A verdade é que diversas empresas do mundo todo são afetadas por essa festividade, que pode causar atraso nos embarques, alta histórica no valor do frete, entre outros problemas. 

Pode parecer um grande desafio manter sua loja funcionando durante essa época, mas existem diversas medidas que você, como empreendedor, pode tomar para evitar atraso nas entregas, falta de mercadoria e outras dores de cabeça com os pedidos. 

 

Qual a relação do ano novo chinês com os negócios no Brasil? 


Quando o assunto é vendas, todo gestor sabe da importância de ficar de olho no calendário do comércio e se preparar para datas como Black Friday, Natal e Dia das Mães, certo? Com o Ano Novo Chinês acontece o mesmo – principalmente para quem trabalha com importados desse país. 

Assim como o nosso Carnaval e a Páscoa, a data muda todos os anos. Em 2022, o Ano Novo Chinês será comemorado na terça-feira, dia 1º de fevereiro. Mas a festa vai muito além dessa data: as comemorações podem durar até quinze dias. Aliás, é comum entre os chineses tirar uma semana de folga nesse período – e isso inclui também as fábricas e os fornecedores do negócio. 

Sendo assim, durante vários dias dessa celebração, diversos estabelecimentos na China ficam fechados. Os dropshippers precisam estar atentos para o impacto do feriado na economia: 

  • Fábricas, armazéns, lojas, escritórios das empresas fornecedoras estão fechados: isso significa que não haverá produção nem atendimento para pedidos ou despachos de mercadorias;
  • Operações bancárias: em muitos casos, a aprovação de pagamentos e diversas transações financeiras podem demorar mais que o normal;
  • Serviços de transporte, como correios e transportadoras ficam fora de operação: por isso, o prazo de entrega será maior. 


5 dicas para preparar o seu dropshipping


Agora que você já sabe a importância de estar atento à data, é bom lembrar que esses reflexos do Ano Novo Chinês não irão prejudicar seu dropshipping, desde que você se prepare da maneira correta e tome as medidas com antecedência. 

 

1. Faça um calendário com planejamento

Sabendo a data exata desse feriado, você já pode incluir a informação no seu calendário de compras e adiantar os pedidos, além de ajustar as quantidades para suprir esse período. Para evitar problemas de qualidade, aumento de custos ou despachos, o ideal é programar os envios para algumas semanas antes do Ano Novo Chinês. 


2. Entre em contato com seus fornecedores
Procure contatar todos os seus fornecedores e questione qual será o período de recesso para poder calcular o impacto nos envios. Assim, você ajusta seus pedidos de dropshipping sem exageros, mas também evitando a falta de produtos.

 

3. Seja transparente com os prazos

Conhecendo os prazos, você também deve aplicar essa informação na sua loja, principalmente nos casos de e-commerce. É importante que ao visitar as páginas de compra, os usuários tenham acesso às informações sobre o processamento e envio de pedidos. Por isso, caso de fato o feriado vá impactar seus clientes, não esqueça de editar seu site detalhando o tempo necessário para a expedição e entrega.

 

4. Fique atento às dúvidas dos clientes

É normal também que, com a alteração de prazos, haja um número maior de dúvidas e demanda dos consumidores nos canais de atendimento da sua loja. Para facilitar o trabalho da sua equipe, o ideal é montar um protocolo com as datas e dúvidas recorrentes. Treine seu time para um atendimento atencioso e para responder essas mensagens o mais rápido o possível.

 

5. Avalie e monitore os envios

Mesmo que você consiga antecipar seus pedidos, não deixe de acompanhar o andamento do transporte. Assim, caso perceba algum atraso ou comportamento fora do comum, você já pode ir se preparando e, até mesmo, relatando possíveis atrasos aos seus consumidores, ganhando assim sua confiança.

 

Mantenha sua vendas sempre girando 


Ficar atento às sazonalidades da China é importante para os negócios de dropshipping evitarem cancelamentos, prejuízos e outras dores de cabeça. O bom é que com um planejamento adequado, você garante que os processos funcionem da maneira correta e que as vendas não parem.